segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sexta edição do VIVADANÇA chega a Belo Horizonte


Festival acontece de 01 a 06 de maio e inclui espetáculos nacionais e internacionais

Pela primeira vez, parte da programação do VIVANDAÇA Festival Internacional chega a Belo Horizonte e Brasília, durante a primeira semana de maio. O festival acontece há seis anos, em Salvador, durante todo o mês de abril onde é apresentada uma amostra da atual produção de dança das diversas partes do mundo. Toda a programação é dedicada às linguagens da dança e seus caminhos, refletindo as inquietações artísticas e os meios de produção, diálogo e difusão que envolvem o segmento.

Na capital mineira, o VIVADANÇA acontece de 01 a 06 de maio (terça a domingo), no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras), com atrações nacionais e internacionais.  “A iniciativa é uma forma de criar e fortalecer redes e aproveitar melhor a vinda ao Brasil de artistas estrangeiros, para que eles se apresentem em outras capitais do país”, destaca Cristina Castro, diretora artística do festival. 

Entre as atrações nacionais que serão conferidas em BH está “Por um Fio”, da premiada companhia mineira Mimulus, que liga a dança de salão com técnicas contemporâneas e elementos da teatralidade. O espetáculo mergulha no universo dos bordados, escritos e amontoados de Arthur Bispo do Rosário.



A outra montagem é “Aroeira – Com Quantos Nós Se faz uma Árvore”, da companhia baiana Viladança, que faz uma abordagem poética de imagens do cotidiano a partir de trilha sonora inédita – até então guardada há mais de 15 anos – de Milton Nascimento. Com coreografia de Cristina Castro, a montagem engloba referências artísticas, filosóficas, literárias e lúdicas que oferecem ao espectador a imersão numa infinidade de coisas que constituem (e também desconstroem) cada ser humano. Cristina Castro também está à frente de “Da Ponta da Língua à Ponta do Pé”, que poderá ser conferido no último dia do evento. O espetáculo surgiu do Programa de Formação Artística Da Ponta da Língua à Ponta do Pé, que tem o objetivo de incentivar a apreciação e a educação para as artes entre crianças e adolescentes. No musical, didático e criativo, que tem direção e coreografia da Cristina Castro, bailarinos cantam e interpretam para contar a história de um garoto que gosta de rap e skate. Ao se apaixonar por uma estudante de balé, o menino mergulha no universo da dança. A peça tem o reconhecimento internacional da UNESCO e já foi vista por mais de 40 mil pessoas desde a sua estreia em 2004.

Das atrações internacionais, “Solos Stuttgart”, da Alemanha, com vencedores e finalistas do “Internationales Solo-Tanz-Theater Festival” e intérpretes do Burkina Faso, México, França, Rússia, Itália e Polônia. Suas coreografias são caracterizadas pela busca de novas formas de expressão e uma linguagem de movimento individual, mas também por tradições culturais de sua terra natal.

E o espetáculo “Passage, da Martinica, do dançarino e coreógrafo José Chalons, se inspira no movimento das danças africanas e no gestual japonês, o que levou a chamá-lo de Afro-Buto. O encontro de duas culturas resultou no nascimento desta inusitada pesquisa encarnada no palco por um anjo e seu encontro com a terra. O personagem caminha e atravessa etapas da vida humana, como a dor, a velhice, a morte, a reencarnação.

A sexta edição do VIVADANÇA conta com profissionais de 18 países, entre artistas, pesquisadores, professores, curadores e fomentadores culturais. Eles se distribuem numa extensa programação que inclui apresentações de espetáculos,  exibição de vídeos (documentários ou videodanças), exposições e intervenções de artes visuais, oficinas e atividades reflexivas como debates e mesas-redondas.

O festival tem patrocínio da Oi, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura do Estado e Governo da Bahia; Chesf e BNDES, através da Lei Rouanet, CAIXA e Governo Federal; apoio cultural da Oi Futuro e Fundação Cultural do Estado da Bahia. A realização é da Baobá Produções Artísticas e do Teatro Vila Velha.

SERVIÇO
VIVADANÇA Festival Internacional
Data: 01 a 06 de maio
Local: Teatro Oi Futuro Klauss Vinna
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

Solos Stuttgart (Alemanha)
Data: 1º de maio (terça-feira)
Horário: 21h

Da Ponta da Língua à Ponta do Pé
Núcleo Viladança (BA)
Data: 6 de maio (domingo)
Horário: 17h

Passage
Tête Grainée Cie (Martinica)
Data: 2 de maio (quarta-feira)
Horário: 21h

Por um Fio
Mimulus Cia de Dança (MG)
Data: 4 de maio (sexta)
Horário: 21h
Aroeira – Com Quantos Nós se Faz uma Árvore
Núcleo Viladança (BA)
Data: 5 de maio (sábado)
Horário: 21h

ASSESSORIA DE IMPRENSA LOCAL
CL ASSESSORIA EM COMUNICAÇÃO – (31)3274 8907