Programa
Vivo EnCena traz para a capital mineira os renomados bailarinos Ángel Rojas,
Carlos Rodríguez e Iracity Cardoso para encontro com entrada franca,
no dia
21 de setembro
O programa Vivo EnCena traz a alma e o ímpeto da cultura flamenca para o Debates Vivo EnCena, no próximo dia 21 de setembro (sexta), às 17 horas, no Palácio das Artes – Teatro João Ceschiatti. O tema será O Flamenco Tradicional sob uma Concepção
Moderna, inspirado no espetáculo “Cambio de Tercio”, da companhia Nuevo
Ballet Español, e contará com as participações dos consagrados coreógrafos e
bailarinos Ángel Rojas e Carlos Rodríguez. Com entrada franca, o debate será mediado
pela respeitada gestora em dança e coreógrafa Iracity Cardoso.
Sob curadoria do pesquisador em gestão
cultural e curador do programa cultural Vivo EnCena, Expedito Araujo, a proposta é discutir o processo de criação e seus
limites, sem perder a essência que o caracteriza, a partir da prática do Nuevo
Ballet Español, que trabalha o flamenco sob uma concepção moderna. A ideia é também
relacionar a questão da subversão nas linguagens da dança e o olhar que
caracteriza o contemporâneo hoje no Brasil.
O curador do Debates Vivo EnCena, Expedito Araujo |
O Debates Vivo EnCena estimula o encontro
de artistas e estudiosos que participam da elaboração de uma obra cênica com
autonomia de criação em contato com as diversas dinâmicas estéticas em todas as
áreas de composição e público, tornando acessível o diálogo sobre temas
relevantes ao fazer teatral. A cidade exerce importante influência nos
movimentos artísticos e culturais e, assim, a discussão pretende ampliar o
olhar sobre as performances do cotidiano, descobrir as possibilidades de (re)
significação, a partir dos discursos dos convidados e refletir sobre o papel da
arte em contextos específicos.
A ação tem como objetivo a formação de
plateia e de espectadores e também uma reflexão sobre o acesso ao conhecimento
a partir das artes cênicas, já que o projeto sempre dialoga com um espetáculo
integrante do programa Vivo EnCena.
Sobre os participantes
Ángel
Rojas - Natural de Madri nasceu em 1974, estreou como profissional
aos 16 anos e integrou o Ballet Teatro Español. Foi selecionado para participar
do espetáculo “Hamlet”, do Ballet Español de Madrid, sob a direção artística de
José Granero. Em 1992 passou a integrar o Ballet Flamenco de Antonio Canales,
dançando no espetáculo “A ti Carmen Amaya”, onde desempenhou o papel de touro
no número Torero. Prosseguiu com um tributo a Escudero, no Ballet Nacional
Cubano, dirigido por Rosario Suarez, participando ainda da “Gala Greco-Romana”
e da “Gala des Étoiles de Montréal”. Coreografou “La Zapatera Prodigiosa”,
baseada na obra homônima de Garcia Lorca, ao lado de Rodriguez e de Alicia
Mantaras para o Teatro de la Danza de Madri. Em 1994 foi artista convidado da
companhia de Victor Ullate.
Carlos
Rodríguez - Nasceu em 1975, em Madri, e aos 13 anos era
finalista da audição do Ballet Nacional de España. Dançou para a companhia de
Rafael Aguilar (Teatro Español), Ballet de Zambra e Ballet Español de Madri,
sob direção de José Granero. No quadro da Expo de Sevilha, de 1992, participou
do espetáculo “La Petenera”, dirigido por Emilio Hernandez, após o que
apresentou em “Chorizos y Polacos”, no Teatro de la Zarzuela. Esteve presente
no Festival da Oti, em 1992 e 1993, e foi bailarino convidado do Real
Conservatório. Participou como bailarino solista no Ballets Españoles, onde
coreografou “La Zapatera Prodigiosa”, com Rojas e Alicia Mantaras.
Em 1994, Rojas e Rodríguez dividiram o
prêmio de Melhor Bailarino, no Concurso Nacional de Flamenco. A partir de 1995,
ambos passaram a trabalhar juntos e fundaram o Nuevo Ballet Español, onde
criaram um programa diferente a cada ano. A última produção da dupla,
recém-estreada, é uma nova versão de “Amor Brujo”, de Manuel de Falla.
Iracity Cardoso - Nasceu em São Paulo, em 1945. Formada pela Escola de
Dança de São Paulo, possui várias experiências com outros mestres de estilos e
técnicas distintas. A primeira internacional foi como bailarina na Alemanha,
França e no México, entre 1964 e 1967. Foi bailarina do Ballet Stagium, na
época da sua criação, na década de 70. Também atuou como assistente de direção
e bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, no período de 1974 a 1980. Em 80
retornou à Europa com Oscar Araiz, como assistente de direção e bailarina no
Ballet du Grand Theatre de Genebra. A partir de 1989 até 1993, participou no
mesmo como diretora artística adjunta. Em 1996 foi convidada para ser a diretora
artística do Ballet Gulbenkian, em Portugal, onde permaneceu até 2003. De volta
ao Brasil, depois de 23 anos na Europa, foi convidada para ser assessora de dança
da SMC de São Paulo, onde reativa o Centro de Dança da Galeria Olido e promove
a publicação do Primeiro Edital de Fomento a Dança, e a criação do Projeto de
Dança Vocacional. Em 2008 assumiu a direção artística como fundadora da São
Paulo Companhia de Dança, e ficou até abril de 2012. Atualmente, faz parte do
Conselho Artístico do Festival do Joinville e atua como presidente do Júri do
Fomento a Dança, além de outras atividades de curadoria.
Sobre
Expedito Araujo - Curador do programa cultural Vivo EnCena,
pesquisador na área de gestão cultural, com formação em artes cênicas e
ciências sociais, tem mais de 10 anos de experiência na área de gestão no setor
público. Destaca-se por sua atuação no processo de elaboração de diretrizes do “Projeto
Bando a Parte”, do Teatrão, de Coimbra, em Portugal. Autor do livro “Núcleo
Vocacional, Criação e Trajetória” (Editora SMC-SP/ 2008) e de artigos
publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Sobre o Vivo EnCena
Programa cultural da Vivo para as artes cênicas, estimula a
conexão de projetos e promove o intercâmbio de pessoas em diferentes
estágios de suas carreiras. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo
estabelecida uma rede de ações de difusão, circulação, mobilização e formação
por todo país, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e
ideias transformadoras no âmbito das artes cênicas.
O Vivo EnCena é realizado há dois anos, está presente em 18 Estados do
país e já patrocinou mais de 50 projetos continuados, além de realizar projetos
próprios e a curadoria do Teatro Vivo e do Grande Auditório do MASP, na cidade
de São Paulo. O programa utiliza o teatro como ferramenta de acesso, reflexão,
inclusão, autonomia e transformação com o objetivo de trazer resultados
positivos sobre a trajetória e sustentabilidade de todos.
SERVIÇO
Debates Vivo EnCena: O Flamenco Tradicional
sob uma Concepção Moderna
Data: 21 de setembro, sexta
Horário: 17 horas
Local: Palácio das Artes – Teatro João
Ceschiatti (Avenida Afonso Pena 1.537, Centro, Belo Horizonte – MG)
Entrada Franca (Entrada 1 hora antes do
horário de início do Debates)
Mais informações: Twitter @vivoencena e
facebook vivoencenaII