sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Programa Música Minas divulga resultado do Edital de Intercâmbio


Saldo Remanescente 2012  teve recorde de inscrições

O Música Minas, programa de fomento à produção e divulgação da música mineira, divulgou o resultado do Edital de Intercâmbio – Saldo Remanescente 2012.  A iniciativa, que é  realizada em parceria entre a  Secretaria de Estado de Cultura e a Sociedade Independente da Música – SIM, representante do Fórum da Música de Minas Gerais, viabilizará viagens de artistas para a divulgação da música mineira em âmbito nacional e internacional.
Até o dia 19 de julho deste ano, o Edital recebeu o total de 48 inscrições.  O número é o maior já analisado pela curadoria, que se reuniu no dia 29 de julho aprovando as 9 melhores propostas. Entre as inscrições, 45 ficaram acima da nota mínima de 12 pontos. O recurso disponível é de R$50.000,00.
Entre junho de 2012 e janeiro de 2013, o edital de Intercâmbio teve 94 inscritos, contemplando 52 e possibilitando a circulação e a promoção da música mineira por várias regiões do Brasil e do mundo. Confira as propostas selecionadas:

Grupo Serelepe (Eugênio Tadeu Pereira) – Belo Horizonte
Proposta: 11º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha
Apoio: 4 passagens aéreas ida e volta para Bogotá/Colômbia

Formado por Reginaldo Santos, Cris Lima e Eugênio Tadeu, o Serelepe [EBA/UFMG] se dedica à música infantil desde 2005. Inicialmente o grupo se reuniu em torno do programa de rádio Serelepe – Uma pitada de Música Infantil, que vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Mais tarde, passou a ministrar oficinas e realizar intervenções musicais. Em 2010, começou a idealizar o espetáculo-cênico musical “Locotoco”, inspirado em canções e brincadeiras tradicionais recolhidas em diferentes regiões do Brasil e da América Latina. 


Rafael Martini – Belo Horizonte
Proposta: Apresentação musical e workshop no Savassi Jazz Festival - Edição Nova York 2013
Apoio: 6 passagens aéreas ida e volta para Nova York/EUA
Compositor, arranjador, pianista e multi-instrumentista, Rafael Martini atua no grupo qUEbRApEdRA, que desenvolve um trabalho autoral de pesquisa da canção. Faz parte da Misturada Orquestra, grupo formado por vinte jovens músicos coordenado por Mauro Rodrigues. É arranjador do mais recente trabalho em disco da cantora Titane e faz parte do grupo do cantor e compositor Kistoff Silva.


Henrique Filizzola Dias – Belo Horizonte
Proposta: Graduação na The New School for Jazz and Contemporary Music
Apoio: 1 passagem aérea ida e volta para Nova York/EUA
Henrique Filizzola, foi aprovado no  processo de seleção interno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para cursar um semestre de sua graduação em música  na The New School for Jazz and Contemporary Music. “Esta oportunidade se encaixa perfeitamente em minha constante busca por aprimorar meus conhecimentos e minhas habilidades musicais”, enfatiza.


Rafael Silva Leite – Belo Horizonte
Proposta: Residência Artística com a Companhia Yoruba Andabo (Cuba)
Apoio: 1 passagem aérea ida e volta para Havana/Cuba – Agosto 2013
O músico e pesquisador mineiro Rafael Silva Leite vai participar de uma residência artística junto a Companhia Yoruba Andabo na cidade de Havana (CUB) durante o mês de Agosto de 2013, em parceria com a UNEAC/CUB. Coordenador do Percussão Brasil: Núcleo de Pesquisa e Formação, sediado em Belo Horizonte/MG, Rafael desenvolve há cerca de dez anos atividades multidisciplinares dentro do universo das manifestações populares brasileiras e cubanas, principalmente no que diz respeito a suas tradições percussivas.

UDI Cello Ensemble (Kayami Satomi Farias) - Uberlândia
Proposta: 20ª Bienal de Música Contemporânea
Apoio: 8 passagens aéreas ida e volta para Rio de Janeiro/RJ
O UDI CELLO ENSEMBLE, orquestra de violoncelos do Triângulo Mineiro é dirigido por Kayami Satomi, professor de violoncelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Criado em 2009, o ensemble inclui em seu repertório obras nacionais e contemporâneas, contando-se 15 estreias mundiais que em sua maioria são obras dedicadas ao grupo. Sua trajetória é marcada por parcerias com diversos músicos, estilos musicais e artistas, tais como: Júlio Medaglia, Dimitri Cervo, Martha Herr, Michael Vollhardt, Matias de Oliveira Pinto e Corpo de Baile de Niterói.


Babilak Bah (Gilson César da Silva) – Belo Horizonte
Proposta: Apresentações musicais no Centro Cultural Banco do Nordeste (Souza/PB e Juazeiro do Norte/CE)
Apoio: 3 passagens aéreas ida e volta para João Pessoa/PB
Criador compulsivo, o músico, poeta e educador Babilak Bah prefere o termo “propositor” a “compositor”. Uma de suas obras mais conhecidas é o “Enxadário-Orquestra de Enxadas”, através do qual transforma ferramentas empregadas no trabalho braçal em instrumentos musicais, subvertendo-os. 

Rafael Carneiro Nassif - Cataguases
Proposta: Curso de Capacitação SWR – Vokal Ensemble Akademie (Academia do Coro de Câmara da Rádio Estatal do Sudoeste Alemão)
Apoio: 1 passagem aérea ida e volta para Stuttgart/Alemanha

O músico Rafael Nassif foi selecionado para participar do SWR- Vokal Ensemble Akademie (Academia do Coro de Câmara da Rádio Estatal do Sudoeste Alemão). Nas palavras da gerente do coro, Cornelia Bend, esse programa tem o objetivo de conceder a possibilidade de aperfeiçoar a formação musical num ambiente profissional, através do trabalho com conjuntos internacionalmente renomados e tendo como tema principal a música contemporânea para grupos vocais de câmara. Paralemente, os participantes – cantores, regentes e compositores – terão a oportunidade de atuar com o nosso coro de câmara num processo de oficina, amparados pelas condições profissionais do Estúdio da Rádio estatal do Sudoeste alemão na cidade de Stuttgart. Além disso eles serão assessorados no acompanhamento de ensaios e concertos.


Luiza Brina e o Liquidificador (Maria Raquel Dias Ferreira) - Belo Horizonte
Proposta: Apresentação de show no evento A.nota (Oi Futuro Ipanema)
Apoio: 8 passagens aéreas ida e volta para Rio de Janeiro/RJ
Apontada pela crítica especializada e por compositores e músicos do Brasil como expoente da nova canção mineira, Luiza Brina possui um trabalho autoral cujas influências diversas, vindas da música cubana, da música contemporânea e das brincadeiras populares brasileiras (como o xote, a ciranda e o boi), resultam em uma sonoridade inusitada e peculiar. 

COMUM (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Música do Estado de Minas Gerais) – Belo Horizonte
Proposta: Residência para pesquisa jornalística em Minas Gerais
Apoio: 1 passagem aérea ida e volta Heraklion/Grécia
A COMUM convida a musicista, professora e jornalista musical Elina Skarpathioti para sedimentar a parceria  entre Grécia e Minas Gerais. Elina demonstrou interesse na cena musical mineira logo após assistir a apresentação de três artistas mineiro no palco Música Minas  realizado na WOMEX em 2012. Pesquisadora da música brasileira, o contato aguçou seu interesse, principalmente pela produção  musical de Minas Gerais. A jornalista realizará uma série de entrevistas com artistas o que resultará em um importante registro do atual momento. O material será apresentado nos principais meios de comunicação na Grécia, como rádio pública, revistas e TV. Além disso, ela pretende apresentar a música Grega aos alunos da UFMG, oferecendo cursos extra-currculares em seu período de permanência em Belo Horizonte.

CONTINUIDADE
O convênio para o período 2013/2014 foi assinado, garantindo o quinto ano de existência do programa que desde o seu lançamento, em 2009, beneficiou cerca de 1236 artistas, por meio de propostas selecionadas pelos seus editais. Grandes nomes como Marcus Viana e o Sagrado Coração da Terra, Vander Lee, Fernanda Takai, Renegado, Marku Ribas, Toninho Horta, Aline Calixto, Transmissor e muitos outros tiveram a oportunidade de divulgar seus trabalhos por meio do Música Minas. A iniciativa levou artistas mineiros para importantes festivais, cursos e eventos em diferentes partes do mundo, além de ter realizado ações de representação em feiras internacionais de música como: WOMEX (Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music Marathon (Nova York/EUA), CMW - Canadian Music Week (Toronto/Canadá), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Culturgal - Feiras das Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha), dentre outras.
O Música Minas é realizado por meio da parceria firmada entre o poder público, representado pela Secretária de Estado de Cultura e a sociedade civil, na figura do Fórum da Música de Minas Gerais, que une entidades organizadas e representativas da música como a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).
Assessoria de imprensa
Heberton Lopes – heberton@christinalima.com.br – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219

Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 3274 8907 | (31) 9981 4897