sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Samba do NECUP traz o grupo Mãos à Obra e ensaio aberto das baterias Imperador e Imperatriz

Grupo Mãos à Obra no Samba do NECUP - Foto: Nelson Pombo JR
O NECUP – Núcleo de Estudos da Cultura Popular  (Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3312, Prado) promove, neste domingo, uma tarde com muito samba. A partir das 17h, o grupo Mãos à Obra, liderado por Rafael Leite, Álvaro Ferr e Andrezza Duarte, sobe ao palco.  Como convidados, o grupo recebe os ensaios abertos da Bateria Imperador e da estreante do carnaval, Bateria Imperatriz, a primeira bateria de samba feminina da cidade.

O grupo Mãos à Obra tem como compromisso trazer os ritmos baianos, o maracatu pernambucano, o congado mineiro e todo seu panteão. Com um repertório composto por nomes como Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Candeia, Cartola, entre inúmeros outros nomes da música brasileira, o Samba do Necup promete fazer uma releitura das músicas afrodescendentes e trazer irreverência, descontração e alegria para os domingos de BH.

As Baterias Imperador e Imperatriz nascem como fruto das oficinas ministradas dentro do projeto Percussão Brasil – Núcleo de Pesquisa e Formação. Os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, principalmente no que se refere ao samba-enredo, possibilitou a formação de um grupo que trabalha os temas e linguagens característicos das tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro.

O trabalho busca o resgate e a reinvenção do conceito percussivo relacionado as baterias de escola de samba de Belo Horizonte. Desta forma, a proposta visa a renovação da tradição do samba no campo do carnaval, com a incorporação de elementos de diversos segmentos da cultura popular brasileira, como o Afoxé, Samba-de-Roda, Maracatu, dentre outros. Contribui-se assim para o cenário de crescimento que a festa popular tem demonstrado nos últimos três anos, com a volta do Desfile das Escolas para o Centro da cidade e a criação de diversos blocos populares que desfilam pelas ruas da cidade. A coordenação artística é feita pelo pesquisador e percussionista Rafael Leite.

Serviço:
Samba do NECUP
Grupo Mãos à Obra e ensaio aberto das Baterias Imperador e Imperatriz
9 de fevereiro de 2014 (domingo), às 17h
Local: NECUP -  (Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3312, Prado)
Entrada franca
Classificação: 16 anos
Informações ao público: (31) 3295 0716
Assessoria de imprensa:
Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 3274 8907 | (31) 9981 4897
Heberton Lopes – heberton@christinalima.com.br – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219