quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Aqui Jazz especial de Natal

Banda Take Five. Crédito da foto: Heberton Lopes
Banda Take Five. Crédito da foto: Heberton Lopes
Banda Take Five apresenta lindas composições natalinas no Parque JK

No dia 14 de dezembro (domingo), às 11h, no Parque JK (Av. Bandeirantes esquina com Av. Uruguai), acontecerá  o Aqui Jazz Especial de Natal, com a banda de jazz Take Five e a declamadora Laene Freire. No repertório, as mais lindas e conhecidas canções natalinas nacionais e internacionais com belos arranjos jazzísticos.

Em 2014 o projeto Aqui Jazz, patrocinado pelo Parque Renascer, daí o nome (Aqui Jazz), completou 10 anos de existência e realizou cinco edições – todas com entrada franca em praças de Belo Horizonte e Contagem -  aos domingos pela manhã. A banda Take Five é fixa, já toca no projeto há mais de oito anos. Este ano, em cada edição, foram convidados dois cantores mineiros: Marina Machado e Pedro Morais, Babaya e Renato Motha, Sérgio Moreira e Selmma Carvalho, Affonsinho e Regina Souza. No mês de outubro, numa edição comemorativa dos 10 anos, a convidada foi a cantora Eliana Pittman.

Formada pelo quinteto de músicos Ricardo Penido (trompetista), Matteo Ricciardi (saxofonista), Bruno Vellozo (contrabaixista), Leo Lana (percussão) e Walner Casitta (piano),  a banda Take Five interpretará os grandes hits nacionais e internacionais com temas natalinos ou de paz, todos com nova roupagem jazzística.

Fazem parte do repertório: Sound of silence (Paul Simon), Blowin in the wind (Bob Dylan), Imagine (J. Lennon), What wonderfull world (G.D. Weiss), Let It Be (Lennon & McCartney), Over the rainbow (Harold Arlen e E.Y. Harburg), Happy Xmas (J. Lennon) e White Christmas (Irving Berlin). Das músicas nacionais serão interpretadas pela Take Five: A paz (João Donato - Gilberto Gil), Natal das crianças (Blecaute), Oração de São Francisco (São Francisco), Se eu quiser falar com Deus (Gilberto Gil), Nossa Senhora (Roberto Carlos - Erasmo Carlos) e Boas Festas (Assis Valente).

Considerado um dos mais simpáticos projetos, o Aqui Jazz  conta com a direção artística de Pedrinho Alves Madeira, a musical de Matteo Ricciardi e a concepção e produção geral do projeto da jornalista e produtora cultural Christina Lima. O projeto acontece através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, e é uma iniciativa do Parque Renascer e do Bosque da Esperança, que há nove anos promovem o projeto, com o objetivo de divulgar gratuitamente a música instrumental de qualidade, interpretada por artistas mineiros, em locais públicos de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Uma das características do evento é a presença de um belíssimo Cadilac 1974, que faz parte da frota de veículos do Parque Renascer.

Laene Freire
A declamadora Laene Freire fará uma participação especial e recitará belas poesias com o tema natalino. Laene já participou de saraus como o do “Armazém de Poesia” que acontecia mensalmente no período de 2010 a 2012 no Restaurante Dona Lucinha. Também participou de diversos saraus promovidos pela Academia Mariaense de Letras, em Mariana e no Serro.

 Aqui Jazz Especial de Natal
Data: 14 de dezembro de 2014 / Horário: 11h
Local: Parque JK– Sion - BH
Entrada franca - Classificação Livre
Assessoria de Imprensa: Heberton Lopes – (31) 3077 0606 – (31) 8855 1219

 Incentivo à Cultura
Apoiar as artes mineiras nas suas variadas manifestações é uma prática desenvolvida desde sua fundação em 2000 pelo Parque Renascer, que já patrocinou o lançamento do livro “Dizendo Adeus”, de autoria do professor e doutor Evaldo A. D’Assumpção; a exposição de fotografias da jornalista Liliane Rosa, intitulada “Cemitérios” e a montagem teatral “Andar de Cima – Uma Comédia pra Amigos do Peito”, com o ator e diretor Luiz Arthur. Também realizou a exposição “Anjos de Igreja”, da fotógrafa Izabel Chumbinho, foi um dos apoiadores do espetáculo Teatral “Mulheres de Hollanda”, “Morte e Vida Severina”, promoveu os lançamentos dos livros “Os Comes e Bebes nos Velórios das Gerais”, da escritora Déa Rodrigues da Cunha Rocha e “Velórios Inusitados” do jornalista Mário Marinho. Patrocinou e realizou o lançamento do curta “Revertere ad locum tuum”, do diretor Armando Mendz. O Parque Renascer em 2012 patrocinou a restauração de todos os livros de registros de óbitos do Cemitério Municipal de Belo Horizonte. Livros de muita importância para a história da cidade, pois registram todos que estão enterrados no Cemitério do Bonfim desde a fundação de BH no ano de 1897.