terça-feira, 28 de abril de 2009

Prêmio SESC/SATED anuncia vencedores em evento no Palácio das Artes

14ª edição do evento será realizada no dia 28 de abril, terça-feira, a partir das 20h, no Grande Teatro
Pela décima quarta vez consecutiva, o Prêmio SESC/SATED, um dos maiores eventos das artes cênicas mineiras, irá homenagear os melhores artistas e técnicos que se dedicaram à criação em teatro e cinema em 2008. A cerimônia será realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, no dia 28 de abril, a partir das 20h. Neste ano, a festa será apresentada pelos atores mineiros Yara Novaes e Rodolfo Vaz. O evento é uma ação conjunta do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (SESC) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de MG (SATED). Esta edição do prêmio terá 37 categorias, incluindo cinema, dança, teatro infantil e teatro adulto.

As homenagens especiais serão concedidas a José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e Lucélia Santos, por suas atuações no cinema. Além deles, também recebem prêmios especiais Ione Medeiros, na categoria teatro, Bete Arenque e Rui Moreira (dança), o produtor de moda Nilton Mattos (moda) e a empresa OI Futuro (marketing cultural). A Revista Zona Cultural recebe o troféu de incentivo ao jornalismo cultural e o programa Rádio Show, da Rádio Extra, será homenageado por ter se destacado na cobertura jornalística cultural em 2008. A atriz Wilma Henriques, que está completando 50 anos de carreira, também será agraciada por causa de sua longa e vitoriosa trajetória artística.

Nestes treze anos de realização, o Prêmio SESC/SATED consolidou-se como um dos mais importantes do Brasil, contemplando 35 categorias de artes cênicas. A lisura, transparência e forma democrática como é realizado o fez modelo para outros setores. Desde que foi criado, cerca de 450 troféus foram entregues. Deste total, 335 foram para artistas, 41 para espetáculos, 31 para empresas e 38 para personalidades com atuação destacada nas artes de um modo geral.

Homenagens especiais
Teatro: Ione Medeiros – Projeto Verão Arte Contemporânea
Dança: Bete Arenque e Rui Moreira – Cia SeráQ. Cia de Dança
Moda: Nilton Mattos
Cinema: José Mojica Marins (Zé do Caixão) e Lucélia Santos
Prêmio de incentivo ao jornalismo cultural: Revista Zona Cultural
Cobertura jornalística – Área artística: Programa Rádio Show, da Rádio Extra
Homenagem especial pelos 50 anos de carreira: Wilma Henriques

Prêmio SESC/SATED 2009
28 de abril – 20 horas – Palácio das Artes
Avenida Afonso Pena 1.537, Centro
Entrada gratuita mediante retirada antecipada de ingressos no SESC ou no SATED.
SESC: Rua Tupinambás, 956 – Sala 804 – Centro
SATED: Rua da Bahia, 1148 – Sala 1910 - Centro

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
Christina Lima e Marcos Vinicius dos Anjos
(31) 3274-8907

Mais informações
Comunicação SESC/MG – Míriam Braga 3279-1449 / 9971-3800
SATED/MG – 3224-4743/ 3224 4707