segunda-feira, 6 de abril de 2009

Semana Santa Especial - São João del-Rei e Prados

Originalidade e emoção nas celebrações do feriado religioso

Seguindo a tendência internacional de união e parceria na realização de projetos turísticos, as cidades históricas mineiras de São João del-Rei e Prados realizam durante a Semana Santa um projeto de regionalização do turismo religioso, coordenado pelas Secretarias Municipais de Cultura.


Com o objetivo de incrementar o turismo de lazer e religioso, as cidades vão promover uma série de atividades e atrações no Feriado, que ocorre entre 9 a 12 de abril – quinta a domingo. Além da programação religiosa que inclui tapete decorado nas ruas, missas e procissões, São João del-Rei e Prados organizaram eventos culturais como shows, fim de semana gourmet, oficinas de tapete e artesanato. Os visitantes terão também a oportunidade de agradáveis passeios e visitas a museus e a igrejas, além de banhos de cachoeiras.


Quem visitar essas cidades históricas de Minas Gerais na Semana Santa vai encontrar, além da arquitetura barroca e do casario colonial tipicamente mineiro, o clima aconchegante e agradável, repleto das mais diversas manifestações religiosas.

Programação da SEMANA SANTA em São João del-Rei

A Semana Santa de São João del-Rei - terra da música e do soar dos sinos - é uma das mais belas do Brasil. Além de conservar as antigas características barrocas, as músicas das orquestras Ribeiro Bastos e Lira Sanjoanense abrilhantam os principais cerimoniais. A celebração é a única no Brasil que preservou antigas tradições, hoje abolidas, como o latim – considerado língua morta – que é utilizada nos Motetos, nas Matinas e Laudes, tocadas e cantadas na Catedral do Pilar.

Um dos momentos mais encantadores é o Descendimento da Cruz, realizado na Sexta-Feira Santa, na escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Em seguida, segue a Procissão do Enterro. No Sábado Santo, a comunidade é convidada a permanecer em espírito de recolhimento, seguindo toda à noite com a Vigília Pascal. Para encerrar, no Domingo da Ressurreição, a partir das 9h, é celebrada a Solene Missa.

Além disso, na Praça Freio Orlando (Largo de São Francisco) haverá exposição de artesanato, encontro de músicas de raiz e oficinas de tapete de rua e de bordados. Já na Praça Embaixador Gestão da Cunha (Largo do Rosário), além dos tradicionais tapetes de rua, haverá uma amostra de gourmet e um varal de fotos. Uma feira de artesanato também será montada no local de onde vão partir, todas as noites, a Maria Fumaça com destino a Tiradentes.

Programação da SEMANA SANTA em Prados

Em Prados, as comemorações da Semana Santa começam com o Domingo de Ramos (dia 5) e a procissão de Passos, que percorre o centro histórico da cidade (dia 6). Nos dias 8, 9 e 10 também há programação religiosa, sendo que na sexta-feira haverá uma procissão com atores representando a história de Cristo. No sábado, dia 10, a Lira Ceciliana, tradicional banda de música da cidade, se apresenta às 10 horas.


Assessoria de Imprensa – CL Assessoria (31) 3274- 8907