As oficinas são promovidas como contrapartida ao edital de circulação do Programa Música Minas. O Programa é uma iniciativa do Fórum da Música de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e tem como principal objetivo promover a exportação e disseminação da música mineira.
Oficinas
Renegado - Oficina de Música - Hip Hop, Rap e DJ
Nesta atividade, os alunos terão contato com as técnicas do hip hop, como forma de estimulá-los à praticar arte. Além destes temas específicos, também serão abordados outros, como: histórico da formação de vilas e favelas no Brasil, racismo, violências, organização comunitária, história da cidadania, patrimônio publico, dentre outros. Para a realização da oficina, Renegado estará acompanhado pelo DJ Spider (Plínio Venturim Ferreira). Serão oferecidas 30 vagas, para alunos de qualquer faixa etária.
Aline Calixto - Identidade e representação do samba
Primeiramente, será feita uma abordagem geral sobre o porquê da importância de um estudo mais aprofundado sobre as composições, bem como as referências que a elas foram incorporadas. Em seguida, serão apresentados aos participantes quatro sambas, cada um composto em um período distinto um do outro. Cada samba será ouvido e comentado. Cada participante receberá uma folha a qual fará sua análise a respeito de cada samba. Após as anotações, o grupo irá compartilhar as leituras críticas realizadas sobre as composições. Público-alvo: Interessados sobre o samba e a música popular brasileira e não é necessário conhecimentos prévios sobre composição.
Lucas Avelar - Contrabaixo Elétrico
A oficina busca em primeiro plano mostrar e promover o instrumento contrabaixo elétrico, suas possibilidades e formas de execução, suas características principais e as que fogem um pouco do padrão. Levando em consideração sua historia e mudanças ao longo de sua trajetória, podemos levar este instrumento a execuções antes pouco promovidas. Os participantes irão ver o baixo em sua função padrão, onde este conduz a música com suas freqüências graves, e também na função harmônica (chord bass*Two –Hands*harmonics bass), função melódica (tapping*solo*improvisação) e rítmica mostrada pela técnica muito conhecida e extraída dele (slap*slap triplo*dolb pluck*thumb). Além disso, serão apresentadas dicas e técnicas de regulagem do som do instrumento, mixagem, timbres e técnicas para mapear e escrever músicas, ou seja, como "tirar" músicas de forma rápida e eficiente.
Público-alvo: estudantes da música, baixistas iniciantes ou avançado e músicos em geral. Serão oferecidas 10 vagas, para alunos a partir de dez anos. É necessário ter conhecimento mínimo do braço do instrumento e formação de acordes.
Programa Música Minas.
O programa Música Minas é uma iniciativa de um grupo de artistas e profissionais da música, que se uniu, organizou e criou o Fórum da Música de Minas Gerais, representando as entidades: SIM - Sociedade Independente da Música, COMUM - Cooperativa da Música de Minas, AMMIG - Associação Artística dos Músicos de Minas Gerais, AAMUCE – Associação dos Amigos do Museu do Clube da Esquina e FEM – Fora do Eixo Minas.
O Música Minas tem como objetivo básico promover a exportação e disseminação da música mineira e conta com a decisiva parceria da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Ele se baseia em duas categorias: Circulação Nacional de Artistas Mineiros e Passagens para Deslocamentos Nacionais e Internacionais.
A primeira – Circulação, selecionou 25 artistas residentes no Estado (assim como seus músicos acompanhantes) para apresentarem por diversas capitais brasileiras – três para cada artista. Em contrapartida, estes músicos participam de oficinas culturais em cidades do interior mineiro.
A segunda categoria, Edital de Passagens, promove a ida de profissionais da música a festivais, feiras, congressos, desde que tenham sido oficialmente convidados pelo evento. É mais uma maneira de contribuir e incentivar a disseminação da cultura musical mineira pelo país e pelo mundo.
Atualmente, fazem parte do programa Música Minas 25 artistas que até o mês de março 2010 terão realizados 75 shows e oficinas. São eles: Marina Machado, Marku Ribas, Toninho Horta e Vander Lee (na categoria Renome); Aline Calixto, Amaranto, Falcatrua, Fernando Sodré, Flávio Henrique, Pedro Morais, Renegado e Zé da Guiomar (Destaque); Black Sonora, Cor de Fubá, Dokttor Bhu e Shabê, Gastrofonic, Joana Boechat, Juliana Perdigão, Lucas Avelar, Pandeiro Mineiro, Samba de Luiz, Sambavesso, Thiago Delegado e Tom Nascimento (Revelação).
Outras informações: http://www.musicaminas.blogspot.com/
Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação - (31) 3274 8907