terça-feira, 26 de junho de 2012

Flávio Henrique lança CD “ZELIG”



Prestes a completar 20 anos de carreira, o compositor, instrumentista e produtor musical Flávio Henrique, lança no dia dois (02) de julho (segunda-feira), a partir das 19 horas, no bar cultural Balaio de Gato (Rua Piaui, 1052 – Funcionários) seu mais novo CD “ZELIG”.

Com oito discos gravados e vários prêmios no currículo, Flávio é um dos mais atuantes e requisitados músicos mineiros. Tem mais de 150 canções gravadas, e é parceiro de grandes artistas, como: Milton Nascimento, Márcio Borges, Chico Amaral Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Vander Lee, Toninho Horta, Murilo Antunes e muitos outros. Já produziu e arranjou mais de 30 CDs de grandes nomes da música mineira.

Em seu mais recente trabalho ZELIG, Flávio Henrique se dedicou aos parceiros, músicos e intérpretes da nova geração, são treze canções de ritmos diversos, e vários convidados da novíssima geração da música de Belo Horizonte, como Juliana Perdigão, Thiago Delegado, Brisa Marques, Kristoff Silva, José Luís Braga, Elisa Paraíso, Laura Lopes, César Lacerda, Vitor Santana, Pablo Castro, Marcos Frederico, Lucas Avelar, Makely Ka e seus parceiros do grupo vocal Cobra Coral: Pedro Morais, Kadu Vianna e Mariana Nunes. ZELIG é patrocinado pelo projeto Conexão Vivo.

“ZELIG”

Mimetizar é gozar a plenitude de se confundir com o mundo, sem hesitar em compartilhar com os contemporâneos as virtudes e fragilidades, assumindo os riscos da transformação de espírito aberto.

Meu ofício de compositor e produtor musical me presenteou com a oportunidade de conviver de perto com o talento, ousadia e espontaneidade de uma geração criativa e inquieta que constrói a nova cena musical de Belo Horizonte.

Esse disco é resultado de uma incubadora experimental de canções, consequência da aproximação com esses companheiros de música, uma geração múltipla e versátil com a qual eu tive a feliz oportunidade de comungar e divergir ideias, sobretudo aprender e renovar durante a construção desse trabalho.

Apesar do grande número de músicos envolvidos e da experimentação da diversidade, ZELIG é paradoxalmente um olhar interior, individual e solitário. Um projeto que nasce coletivo e se desenvolve reforçando traços individuais.

Pensamentos musicais distintos e pessoais, em torno de canções que são modernas e contemporâneas não por levantarem a bandeira de nenhuma estética, mas simplesmente por existirem nesse tempo de agora.

Divido com todos esses meus companheiros os possíveis méritos de ZELIG, e assumo sozinho o risco da ideia e o tempero dessa salada.

Flávio Henrique

ZELIG - Faixa a Faixa


  ZELIG (Flávio Henrique / Helder Quiroga / Vitor Santana) – É a faixa título do CD, interpretada por José Luís Braga (Graveola e o lixo polifônico). É um experimento que tem como referência as trilhas de cinema. Arranjo baseado em ruídos, com vocais de Flávio Henrique e Juliana Perdigão inspirados na banda Mutantes da década de 70. A letra tem formato semelhante e citação à canção (des)Construção de Chico Buarque


O BÊBADO (Flávio Henrique / Thiakov / Brisa Marques) – Essa balada interpretada por Lucas Avelar traz uma atmosfera de Tom Waits na década de 90, a melodia soturna guarda certo parentesco com a canção Hotel Maravilhoso de Flávio Henrique e Chico Amaral, gravada por Alda Rezende e Marina Machado na década de 2000.

GARDENAL (Flávio Henrique / Thiago Delegado/ Brisa Marques) - Samba bem humorado, primeira parceria de Flávio com o violonista Thiago Delegado. A letra feita a quatro mãos por Flávio e Brisa Marques foi feita sob medida para a interpretação irreverente de Juliana Perdigão.

      PARA A RITA CADILACC (Flávio Henrique / Brisa Marques) - Rock bem humorado em homenagem à chacrete mais conhecida do Brasil, melodia inspirada em Erasmo Carlos com citações a Roberto Carlos, Tim Maia e Chico Buarque. A participação especial de Affonsinho nas guitarras é destaque na faixa. Intérprete Pedro Morais.


ATA-ME (Flávio Henrique / Marcos Frederico) - É um bolero instrumental com ares de Pedro Almodovar. Para Flávio Henrique essa música é uma continuação da estética do disco Beirute de Vitor Santana (produzido por ele em 2010) influenciada diretamente pela música cubana e ibérica. Solos de violão e trompete por Marcos Frederico e Paulo Márcio.

      FUI (Flávio Henrique / César Lacerda) - Primeira parceira da dupla, é uma canção com arranjo simples e programação eletrônica moderna, Destaque para a interpretação segura e com personalidade de César Lacerda. 

7   ITINERÁRIO - (Flávio Henrique / Marcos Braccini / Brisa Marques) - Canção introspectiva que fala sobre o tempo, bela interpretação de Pablo Castro e Elisa Paraíso. Destaque para as belas flautas de Alexandre Andrés. É a única canção onde Flávio Henrique sola uma parte junto aos dois intérpretes convidados.

     DIA A DIA (Flávio Henrique / Vitor Santana / Brisa Marques) - Samba clássico composto no Rio de Janeiro em homenagem à Paulinho da Viola e sua estética simples e elegante. Interpretação de Leonora Weismann e Vitor Santana.

 ÍMPAR (Flávio Henrique e César Lacerda) - Balada lenta e simples, que tem como principal função dentro do disco passar uma mensagem de busca pela originalidade e experimentação, resumindo na pequena letra o teor de todo projeto ZELIG. Intérprete Kristoff Silva.

VOVÔ DE CABELO EM PÉ (Flávio Henrique / Marcos Frederico) - Choro instrumental composto originalmente para o festival Choro Novo (BH 2011). Instrumentação simples que tenta dar novos ares à forma tradicional do gênero. O título é uma ironia ao tradicionalismo exagerado do gênero no Brasil.

ANJO JUNKIE (Flávio Henrique / Makely Ka) - Samba de quintal com letra irônica de Makely Ka, parceiro de Flávio em outros projetos. A interpretação é da jovem intérprete Laura Lopes. Destaque para o cavaquinho de Warley Henrique e o arranjo de sopros de Maurício Ribeiro.
 
DE CARNE E SONHO (Flávio Henrique / Kadu Vianna) - Fox, primeira parceria entre Flávio Henrique e seu colega de grupo Cobra Coral, Kadu Vianna que interpreta a faixa. A canção tem uma letra sensual e misteriosa, com destaque para o sax alto de Sérgio Danilo.

 VALSA CALADA (Flávio Henrique / Brisa Marques) Essa parceria foi realizada pelo Skype quando Brisa Marques morou em Lisboa em 2010. É uma canção que parece valsa mas não é, que ganhou arranjo em homenagem a Chet Baker e Bill Evans, ídolos de Flávio Henrique. A melodia é clássica e a letra cita Rembrandt, Frida Khalo, Ravel e Pierre Verger. Destaque para a linda interpretação de Mariana Nunes.

Outras informações:

Assessoria de Imprensa: Christina Lima – 31 – 3274 8907 ou 99814897