terça-feira, 26 de junho de 2012

VITORIOSO PROGRAMA “MÚSICA MINAS” COMEÇA EDIÇÃO 2012 DIVULGANDO EDITAIS PARA CIRCULAÇÃO DE ARTISTAS



Os Editais de Circulação Estadual, Circulação Internacional e de Intercâmbio do programa Música Minas já estão abertos para os artistas mineiros.Os artistas interessados terão até o dia 10 de julho para efetuar suas inscrições. Informações no site: www.musicaminas.com, no qual os candidatos poderão baixar um formulário para preenchimento.

Apesar de Minas Gerais apresentar um cenário musical forte e plural, a música produzida no estado ainda enfrenta dificuldades para transpor nossas fronteiras e receber o merecido reconhecimento em outras localidades do Brasil e do mundo. Por essas razões, em 2009, foi criado o programa Música Minas, que visa estruturar e desenvolver a cadeia produtiva da música mineira, criando oportunidades para que músicos mineiros possam mostrar seus trabalhos para públicos de outras localidades. O programa se dá por meio de parceria firmada entre o poder público, Secretária de Estado de Cultura, e a sociedade civil, representada pelo Fórum da Música de Minas Gerais, que une entidades organizadas da música em Minas Gerais ― AMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), COMUM (Cooperativa da Música de Minas), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).

Desde que iniciou seus trabalhos, em 2009, o Programa beneficiou cerca de 740 artistas, por meio de 173 propostas selecionadas pelos Editais de Circulação Estadual, Circulação Nacional, Circulação Internacional e Intercâmbio.

O Música Minas levou artistas mineiros para Feiras de Música internacionais e de grande importância no cenário da música mundial como: Womex (Dinamarca), Bafin (Argentina), CMJ (nova York), CMW (Canadian Music Week), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Curtugal (Galícia), dentre outros.

A parceria inédita entre sociedade civil e Estado se tornou uma referência de sucesso e o projeto Música Minas se destaca, desde então, em sua iniciativa de abrir espaço para artistas e agentes de cadeia produtiva na música no Brasil e no exterior, criando oportunidades estratégicas de negócios e crescimento para diversas carreiras na área musical.