terça-feira, 12 de junho de 2012

Meninos de Minas se apresentam no 23º Prêmio da Música Brasileira


Cada vez mais consolidados na cena cultural brasileira, o grupo Meninos de Minas continuam suas apresentações fora de Minas Gerais. Após shows em Portugal, eles foram convidados para se apresentarem no 23º Prêmio da Música Brasileira, dia 13 de junho, na capital do Rio de Janeiro. Este ano, o evento irá homenagear o músico João Bosco.

O Projeto Meninos de Minas desenvolve atividades ligadas à música. Os integrantes participam de oficinas de musicalização e construção de instrumentos musicais a partir da utilização de material reciclado. 

Os participantes do Projeto têm acesso ao mundo das artes e da cultura, ampliando suas oportunidades de inserção social, com a participação em ações que aumentam suas habilidades individuais e coletivas, inclusive com atividades focadas na cidadania, solidariedade e respeito à diversidade.

O Projeto, que existe desde 2001, já proporcionou a centenas de adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, a participação em diversas atividades artísticas, além de palestras com temas diversos discutindo a ética, a cidadania, qualidade de vida e assuntos específicos de interesses dessa faixa etária.

Como resultado das oficinas, alguns participantes são selecionados para compor o grupo de apresentações e têm atividades focadas em performance de palco para realizar ações que divulgam o projeto. Os Meninos de Minas já se apresentaram em diversas cidades mineiras, além de Espanha e Portugal, onde participaram dos VI e VII Encontro de Culturas de Serpa/Portugal, que reúne expressões culturais de vários países como Espanha, Portugal, Cabo Verde, Brasil entre outros. 

O Projeto é realizado em Itabira e Betim e oferece aos jovens participantes inúmeras oportunidades de aprendizados artísticos culturais. A iniciativa conta com patrocínio da VALE por meio da Lei de Incentivo a Cultura ROUANET, apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e Produção do Grupo 4º Plano de Cultura.

23º Prêmio da Música Brasileira
Lançada em 1987, a premiação incentiva a descoberta de talentos e premia artistas consagrados e novos.  Faz isso celebrando a música nacional: a cada ano, homenageia um artista brasileiro. Em 2012, João Bosco é o escolhido.

Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Maria Bethânia, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Kéti e Dominguinhos, Clara Nunes, D. Ivone Lara e Noel Rosa já foram relembrados no Prêmio. Um time plural como a música brasileira.

Um conselho – formado por Gilberto Gil, João Bosco, Yamandú Costa, Wanderlea, Zuza Homem de Mello, Antonio Carlos Miguel e pelo idealizador do Prêmio, José Maurício Machline – determina o regulamento, o homenageado e o os 26 jurados que formarão o júri a cada edição. São críticos, jornalistas e músicos que definem os selecionados e os três finalistas: ao todo, são 111 indicados. O resultado é revelado na festa de entrega, numa noite sempre emocionante.

Assessoria de imprensa: (31) 3274 8907