quarta-feira, 14 de novembro de 2012

“Sinfonia Cordisburgo”, novo romance de Fernando Kavera, será lançado dia 5 de dezembro no Café com Letras




“A obra prende a atenção do leitor graças, principalmente, aos diálogos coerentes e sugestivos, cuja fluência cria verdadeira interação entre os personagens, seja com humor ou por meio de falas que refletem um clima íntimo e prazeroso.”
Rodrigo Gurgel (crítico de São Paulo)

No dia cinco de dezembro, quarta-feira, no Café com Letras (Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi) a partir das 19 horas, o escritor mineiro Fernando Kavera estará lançando seu terceiro livro intitulado “Sinfonia Cordisburgo”. Durante a noite de autógrafos, haverá apresentação do Quarteto de Cordas Gerais que interpretará uma seleção de músicas eruditas.

O novo livro do escritor mineiro descreve os problemas típicos do homem contemporâneo. Trata-se de um romance escrito numa linguagem direta, objetiva, despretensiosa, sem adornos excessivos. Conta a história de Cesar Gabriel, músico solitário, bêbado e misantropo, que tem como novo vizinho um maestro recém-chegado à cidade para assumir a principal orquestra do estado. Certa noite, o maestro o escuta tocar violoncelo com efeitos de guitarra, o que lhe chama a atenção pela técnica e inventividade. Em face de um misterioso acidente com o chefe dos violoncelistas da orquestra, o maestro convida Cesar a assumir esse posto, no qual ele acaba por se apaixonar por Aida, musa da orquestra, também violoncelista e, para surpresa de Cesar, filha do regente. A partir desse momento, em meio a mistérios, desaparecimento, isolamento e redenção, Cesar envolve-se numa trama alucinante.

Fernando Kavera lançou em 2005 pela Editora Nobel o seu primeiro livro de contos “Bazófias Peristálticas”. Em 2011 lançou pela Editora Scortecci (São Paulo) seu primeiro romance “Abaixo da impiedosa abóbada” de uma trilogia sobre música, que foi roteirizado para cinema pelo próprio autor. A Bananeira Filmes (“O Palhaço”, de Selton Mello) mostrou interesse em filmá-lo. Desta forma, o roteiro se encontra em fase de doctoring com a cineasta e roteirista Gabriela Amaral (São Paulo). “Sinfonia Cordisburgo” é seu terceiro livro e a continuação da trilogia. Ele também será roteirizado para cinema.

Além de escritor e roteirista, Fernando Kavera também é compositor. Estudou no Conservatório de Música de Minas Gerais (UFMG) e na Fundação de Educação Artística. Em Londres cursou Music for Midia na Stanton Music e Eletric Guitar na Denmark Street Music, além de trabalhar como busker tocando composições próprias e de Villa Lobos nas estações de metrô. Seu último CD, “Prelúdios, Sonatas e Serenatas para Violão Solo”, além de ter sido incorporado ao acervo da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, recebeu convite para participação no próximo Festival Internacional Leo Brouwer. Está previsto para Março de 2013 a apresentação oficial de sua primeira peça para grande orquestra, “Sinfonia Cordisburgo” (homônima do livro) em quatro movimentos regida pelo maestro americano Mark Lambert de Nova York.


Lançamento do livro “Sinfonia Cordisburgo” de Fernando Kavera
Dia 5 de dezembro – (quarta-feira) às 19 horas
Café com Letras (Rua Antonio Albuquerque, 781 – Savassi
Assessoria de Imprensa (31) 3274 8907