terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Instigante exposição do artista plástico Angelo Issa será inaugurada dia 7 de março




Os males que não são percebidos são os mais perigosos

No dia 7 de março (quinta-feira), a partir das 20h, será inaugurada a belíssima e estimulante exposição “Acerca de”, do artista plástico mineiro Angelo Issa.  A exposição será realizada no Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro) até o dia 31 de março. A idealização, produção e realização da mostra são do gestor cultural Robson Soares.

Acerca de” traz materiais inusitados com uma temática forte, política e coerente com a proposta do trabalho. Réguas de currais velhos, desgastadas pela chuva, queimadas pelo sol e recobertas pela fuligem do tempo e farpas de arame farpado enferrujado representam as divisões e separações usadas como limite ao movimento do gado, e que aqui são reconstruídas e acrescidas de pinceladas de pigmentos que interagem com a fuligem, a ferrugem, o lodo e as marcas do tempo, representando a imposição de limites ao homem. Como os limites impostos ao gado preso em currais.

As tábuas do estábulo possuem as marcas do tempo, como o corpo do homem que não consegue esconder suas vivências. São manchas e cheiros que estabelecem uma relação sinestésica informando o lugar de onde vieram.  Esta instalação nos tem como parte de sua proposta. Somos nós o alvo dessas fantasmagorias. São elas que dão sentido ao que experimentamos e somos nós que testemunhamos sua história. Não é uma arte para ser fruída apenas pelo prazer da imagem, porque ela é inquiridora. Ela nos obriga a tomar posição e não nos deixa sair livres. Como o arame farpado que constrangia o gado a não fugir, a pintura de Angelo Issa determina o nosso lugar, nos recolhe a nossa própria interioridade.

Trata-se uma tentativa de fazer valer um diálogo entre o suporte, as marcas do tempo, a pintura e a imagem, ou seja, a apresentação de uma nova abordagem do emprego e uso das tintas, bem como a pesquisa inusitada do suporte a dialogar com o tema proposto. São feitas desconstruções de currais velhos e a reconstrução dos demônios do homem.
Reconstruir os limites foi o grande objetivo. Os limites do homem massacrado, preso e humilhado, despido de todo o respeito e de toda a dignidade, como o gado preso em currais.

Segundo a historiadora e crítica de arte, Ângela Âncora da Luz (Escola de Belas Artes/UFRJ): “Angelo Issa segue o caminho de sua interioridade e vai confirmando a consciência das visões, na verdade de sua pintura. As tábuas que se associaram para nos permitir desvendar suas vivências vão se constituindo como quadros completos. É neste ponto que o artista os instala no ambiente e os une pelo arame farpado. Ele vai intercalando tábuas mudas, sem pintura, àquelas que foram reveladas, trazendo a irrupção das imagens. Aos poucos surge outra cerca que não mais limita a área do gado e o seu confinamento, mas que nos apreende.”

  

Sobre Angelo Issa
Angelo Issa é um pintor apaixonado pelas cores e suas massas, pela imagem, pela mancha e pelas emoções. Sua meta tem sido a figura humana cujas imagens são concebidas através de uma pintura figurativa e de cores vivas, onde ele procura reproduzir, não a falsa figura coberta de maquiagem e disfarçada em uma beleza inerte, mas as cicatrizes, marcas e desgostos impressos na alma das pessoas. É um trabalho feroz, de contornos escuros, onde as cores são ora aprisionadas, ora libertadas, surgindo de camadas inferiores, como se viessem de dentro da alma.
Tem participado de diversas exposições individuais e coletivas na capital mineira. No final de 2012, lançou o romance “Parasitas e Predadores” onde as suas pinturas buscam caracterizar os diversos tipos de parasitas e predadores existentes nas instituições de trabalho.


Exposição “Acerca de”
Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro)
Abertura: 07 de março de 2013 às 20h.
Exposição: 08 a 31 de março 2013
Horário: 10h às 20h
Entrada Franca
Assessoria de Imprensa:
Heberton Lopes – heberton@christinalima.com.br – (31) 8855 1219 | (31) 8327 5743
Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 9981 4897