terça-feira, 12 de novembro de 2013

Grupo de Dança CAMALEÃO apresenta “RETINA”

Nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro (quinta a domingo) o Camaleão Grupo de Dança apresenta seu mais novo espetáculo “Retina” no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna – (Av. Afonso Pena, 4001 – Serra). A Direção Coreográfica é de Jorge Garcia, a direção artística de Inês Amaral e a direção geral de Marjorie Quast.

No palco cinco bailarinos Cintia Reyder, Dewson Santos, Nickolle Abreu, Patrick Vilar, Pedro Lobo e Sirah Badiola ao som de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse dialogam através de seus movimentos numa linguagem urbana e contemporânea. O espetáculo tem patrocínio da Oi através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Foto: Lena Maia

O ESPETÁCULO
RETINA, segundo o bailarino e coreógrafo Jorge Garcia, é uma parte do olho responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. É como uma tela onde se projetam as imagens as retém e as traduz para o cérebro.
O homem contemporâneo não cessa de consumir imagens e é certo que seu olhar acolhe mais que a sua capacidade de refletir sobre elas. O olhar é feito de luz e sombra, do visível e do invisível, a sombra tem exatamente este poder, de produzir em nós uma espera sem nome. Cada olhar refletido questiona o estatuto da realidade, a partir da retina quem detecta essencialmente estas variações de luminosidade.
Partindo deste ponto e utilizando  musicas de  cinco jovens roqueiros que influenciaram sua geração e que morreram aos 27 anos, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse, cinco bailarinos dialogam através de seus movimentos numa linguagem urbana e contemporânea, trazendo a tona uma sinestesia do ouvir com os olhos, observando e percebendo estas nuances.


O GRUPO
O CAMALEÃO é uma das companhias mais representativas do país, tem em seu repertório obras de destacados coreógrafos da atualidade, produções musicais exclusivas, importantes  colaboradores e berço de destacados artistas nacionais. Como diz o nome, o grupo se transforma, muda cor e brilho, multiplica gestos, levando a dança de forma expressiva e grandiosa por todo Brasil. O Camaleão é um grupo que transforma seu pensamento e sua dança ao longo dos anos, investindo em novos caminhos e propondo novas possibilidades de pesquisa e criação e fortemente preocupado com a qualidade de suas produções. É uma companhia estável, com um trabalho coeso com 14 montagens em seu repertório de destacados profissionais nacionais e internacionais.
SERVIÇO
GRUPO DE DANÇA CAMALEÃO apresenta “Retina”
Local: Teatro Oi Futuro - Klauss Vianna – Av. Afonso Pena, 4001 - Serra
Dias 21, 22, 23 de novembro – quinta, sexta e sábado – 20 horas
Dia 24 – domingo às 19 horas
Ingressos: R$ 15,00 interia / R$ 7,50 meia
Informações: 31 – 3281 9477
WWW.nucleoartistico.com.br - www.camaleaogrupodedanca.blogspot.com