quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Wilson Dias lança “Lume” - sexto disco de sua carreira

Foto: Marcelo Oliveira

Dia 20 de novembro – quarta-feira, às 20h30, no Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 420 - Centro – BH), os fãs do violeiro, cantor e compositor Wilson Dias vão ouvir o que o artista chama de “canção de viola”, num show onde serão mostradas as canções que fazem parte do novo CD e outras que se destacaram na sua carreira.

No palco do Sesc além dos convidados especiais: a paulista Ná Ozzetti (que gravou no disco a canção “Fluvial”) e a mineira Maria Célia (que gravou “Céu”), estarão os músicos André Siqueira: direção musical, violão e Flugel Horn, Bruno Pimenta: Flauta, Gladson Braga: Percussão, Leonardo Pires: Bateria, Pedro Gomes: Baixo elétrico, Rodrigo Salvador: Rabeca e bandolim, Sérgio Rabelo: Baixo acústico e violoncelo e Vito Duarte: Oboé e Corne inglês.

Os apresentadores da noite serão Gonzaga Medeiros e Déa Trancoso. O show tem o patrocínio da Supermix Concreto S.A, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
“Lume” é essencialmente um disco de canção. Por isso, nele, valoriza-se a sonoridade da palavra, chegando-se assim, à melodia, com o desejo de que o ouvinte pare e ouça a letra que, neste caso, é signo constitutivo do trabalho do compositor.
No repertório, treze canções. Onze em parceria com o poeta e jornalista João Evangelista Rodrigues. As outras duas são parcerias com a cantora e compositora Déa Trancoso e com o compositor Miguel Cangussu.
“Lume” potencializa a viola para dar asas à imaginação do artista e inaugurar o encontro entre música e letra. A comunhão é perfeita porque ambas trazem em si, sentimentos, saberes e falares mais fundos, vindos da mesma fonte: a riqueza cultural de Minas, visível nos cantos de trabalho, na religiosidade popular e em diversas vertentes musicais, que se fundem em diferenças bem-vindas. O violeiro desvenda fronteiras, rompe preconceitos, funde territórios urbanos e rurais, particulares e universais.
Nos acordes de uma viola caipira, discreta e bem executada, imagens e ecos vindos de um certo João Guimarães Rosa, inesgotável; de um Paulo Leminsk, irreverente; de sons de além-mar, da antológica e venerável Cesária Évora, do som forte e inconfundível dos tambores de congado, humilde reverência ao saudoso mestre e amigo, João do Lino Mar; dos imaginários mares interiores das Gerais. Mistura, com maestria, graça e ironia, no melhor estilo popular Don Quixote e Lampião.  
Para quem sabe que tudo passa tão depressa, arte e vida são inseparáveis. São fonte e raiz de uma única e comum Canção Urgente. Um lume que tudo reúne e alumia em nome da música.

Ficha técnica do show
Wilson Dias: direção geral, voz e viola caipira
André Siqueira: direção musical, violão e Flugel Horn
Bruno Pimenta: Flauta
Gladson Braga: Percussão
Leonardo Pires: Bateria
Pedro Gomes: Baixo elétrico
Rodrigo Salvador: Rabeca e bandolim
Sérgio Rabelo: Baixo acústico e violoncelo
Vito Duarte: Oboé e Corne inglês

Participações especiais: Ná Ozzetti, Maria Célia e Gustavo Guimarães: viola caipira

Técnico de som; Marcos Vinícios
Iluminação: Túlio Márcio

Apresentação:
Gonzaga Medeiros e Déa Trancoso

Produção: Nilce Gomes - Picuá Produções
Serviço:
Show de lançamento CD “LUME” – Wilson Dias
Data: 20 de novembro – quarta-feira - Horário: 20h30
Local: Teatro Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro, BH)
Ingressos: R$10,00 (inteira) R$5,00 (meia) + 1 Kg de alimento não perecível

Assessoria de Imprensa:
Christina Lima  - christina@christinalima.com.br - (31) 3274 8907 | (31) 9981 4897
Heberton Lopes – heberton@christinalima.com.br – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219
Contatos para informações e entrevistas:
Picuá Produções - Nilce Gomes - Telefones: (31) 8515-7122 e 9113-1626