terça-feira, 20 de maio de 2014

AQUI JAZZ CONVIDA REGINA SOUZA E AFFONSINHO


A segunda edição do Aqui Jazz 10 anos acontece no
 dia 1º de junho no Parque Municipal

O tradicional projeto mineiro Aqui Jazz, que completa 10 anos em 2014, apresenta no dia 1º de junho (domingo) às 11h no Parque Municipal (Av. Afonso Pena – Centro) a banda Take Five e os convidados: a cantora Regina Souza e o cantor, compositor e instrumentista Affonsinho.

O show de abertura do projeto em 2014 aconteceu em maio com as presenças luxuosas de Marina Machado e Pedro Morais que apresentaram releituras de alguns de Milton Nascimento. O show foi um grande sucesso de público que aplaudiu muito e pediu diversos bis.

Para compor o repertório das participações de Regina Souza e Affonsinhoo diretor artístico do projeto Pedrinho Alves Madeira selecionou as músicas “Beleza Pura”, “Lua de São Jorge”, “Menino do Rio”, “Elegia”, “Cajuína” e “Oração ao Tempo” extraídas do cultuado disco “Cinema Transcendental” de Caetano Veloso.

A banda Take Five além de acompanhar os cantores convidados também irá interpretar alguns clássicos do maestro Tom Jobim e do internacional George GershwinOs arranjos jazzísticos são do diretor musical e saxofonista Matteo Ricciardi, também integrante do quinteto Take Five ao lado dos músicos Ricardo Penido (trompetista), Hugo Silva(contrabaixista), Leo Lana (percussão) e Walner Casitta (piano). Com 20 anos de experiência, o grupo reúne instrumentistas mineiros que interpretam sucessos do jazz à bossa nova, passando pelo erudito, com obras de compositores que estão na fronteira entre o clássico e o popular.

Com o patrocínio do  Parque Renascer, Parque Bosque da Esperança e Funeral House, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto Aqui Jazz, está comemorando em 2014 dez anos de ininterruptas apresentações. A produtora e coordenadora do Aqui Jazz jornalista e produtora Cultural Christina Lima optou por convidar e formar duplas com alguns dos muitos artistas que participaram do Aqui Jazz, ao longo dos anos. Estas duplas interpretarão um repertório extraído de discos clássicos e/ou históricos da MPB, lançados no decorrer da década de 1970.

Um detalhe importante dos shows é o cenário, um autêntico Cadillac Hearse – Fleetwood – 1974, importado dos Estados Unidos, que pertence à frota de veículos do Parque Renascer. Este Cadillac é um belíssimo clássico entre os carros antigos, tem sete metros de comprimento, todo original. É um carro de colecionador, que era usado como veículo funerário e que também carrega parte da história de Minas Gerais: ele transportou no o corpo do Presidente Itamar Franco, do  Vice Presidente José de Alencar e de outras autoridades.

Sobre o Aqui Jazz
O Aqui Jazz é um projeto cultural que começou pequeno e tímido há dez anos. No início, apenas a banda Take Five era contradada para tocar jazz em algumas praças de Belo Horizonte. O sucesso de público e da mídia fez com que o projeto se tornasse parte do calendário cultural da capital mineiro, ganhando a simpatia do público e dos músicos mineiros.
Há cinco anos, o formato do projeto Aqui Jazz foi alterado com a contratação de Pedrinho Alves Madeira como diretor artístico e do músico Matteo Ricciardi como diretor musical. As mudanças agregaram valor à iniciativa, que continou contando com a banda oficial do projeto, a Take Five, e adquiriu maior peso com a participação de talentosos artistas mineiros cantando seis músicas acompanhadas pelo grupo.
 
Desde o início do projeto, os shows acontecem uma vez por mês, em praças públicas de Belo Horizonte e Contagem, sempre com muito cuidado e profissionalismo. O objetivo não é fazer um projeto para multidão, mas sim levar música de qualidade gratuitamente para a população num domingo pela manhã. “Falo para as pessoas que é um aperitivo para o almoço de domingo. O show começa sempre às 11h e termina às 12h30. É muito legal, a gente vê a satisfação e alegria das pessoas após o show, indo pra casa almoçar e continuar com o seu domingo”, conta a produtora executiva do projeto, Christina Lima.

A produção é enxuta e coerente para o projeto sobreviver tantos anos. A montagem e desmontagem acontecem no mesmo dia do show. Cedinho às 6h é erguida a tenda, às 7h as cadeiras, o tablado e a sonorização são montados. Às 9h chegam os músicos e o artista convidado para passar o som. O show começa às 11h e termina pontualmente às 12h30. Geralmente às 14h a praça está sem nenhum equipamento do show.

Temos alguns detalhes que diferencia o nosso projeto dos demais. Nestes anos todos de realização colocamos flores ao redor do tablado. Não usamos palco, preferimos um tablado que proporciona boa visibilidade ao público e o deixa mais próximo do artista dando um ar mais intimista. As flores que colocamos enfeitando o tablado, no final das apresentações são distribuídas para a plateia”, pontua Christina Lima.

Marketing ousado e diferenciado
Os Cemitérios Parque Renascer e Bosque da Esperança sempre patrocinam eventos culturais, desde lançamentos de livros, exposições de fotografia, filmes e shows com o Aqui Jazz, que é praticamente um projeto próprio. Inclusive o nome Aqui Jazz  (pronunciamos jaz) é muito apropriado.
Fazer marketing no segmento de cemitérios e funerárias é muito difícil. Graças a ousadia, criatividade e empenho, as iniciativas idealizadas e patrocinadas pelas empresas mineiras tem se destacado. Apoiar as artes mineiras nas suas variadas manifestações é uma prática desenvolvida há bastante tempo pelo Parque Renascer, que já patrocinou o lançamento do livro “Dizendo Adeus”, de autoria do professor e doutor Evaldo A. D’Assumpção; a exposição de fotografias da jornalista Liliane Rosa, intitulada “Cemitérios” e a montagem teatral “Andar de Cima – Uma Comédia pra Amigos do Peito”, com o ator e diretor Luiz Arthur. Também realizou a exposição “Anjos de Igreja”, da fotógrafa Izabel Chumbinho; foi um dos apoiadores do espetáculo Teatral “Mulheres de Hollanda” e da montagem Morte e Vida Severina. Em 2009, promoveu o lançamento do livro “Os Comes e Bebes nos Velórios das Gerais”, da escritora Déa Rodrigues da Cunha Rocha e o lançamento do curta “Revertere ad locum tuum”, do diretor Armando Mendz. 

 Serviço:
Aqui Jazz  - 10 anos
Banda Take Five convida Regina Souza e Affonsinho
Releituras de clássicos dos discos de MPB da década de 70
Data: 1º de Junho de 2014 - domingo
Horário: 11h
Entrada franca
Classificação livre
Patrocínio: Cemitério Parque Renascer, Cemitério Parque Bosque da Esperança e Funeral House, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Diretor artístico: Pedrinho Alves Madeira
Diretor musical: Matteo Ricciardi
Produção executiva: Christina Lima
Assessoria de imprensa: Heberton Lopes – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219

Outras Informações:  https://www.facebook.com/aquijazzmg