terça-feira, 7 de outubro de 2014

5º FESTEBARROSO - Festival de Teatro de Barroso 2014

"Colados, Uma Comédia Musical Diferente" é um dos espetáculos que integram a programação deste ano
"Colados, Uma Comédia Musical Diferente" é um dos espetáculos que integram a programação deste ano
Considerado um dos melhores eventos de artes cênicas do interior de Minas Gerais, festival acontece de 17 de outubro a 1 de novembro

Com aproximadamente 20 mil habitantes, a cidade de Barroso, situada no Campo das Vertentes, a 197 km da capital mineira, mais uma vez será palco do FesteBarroso com diversas apresentações teatrais durante o período de 17 de outubro a 01 novembro. Considerado um dos maiores eventos de artes cênicas do interior de Minas Gerais, este ano o evento contará com grupos teatrais de Belo Horizonte, São João Del Rei, Barroso e Rio de Janeiro.
Com o objetivo de levar cultura e entretenimento de qualidade para uma população que, na maior parte do ano, não tem acesso às artes cênicas, o FesteBarroso foi idealizado pelo diretor e dramaturgo Orlando Orube e é produzido pela MBYÁ Produções, empresa responsável por importantes projetos culturais. Realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Holcim (Brasil) S.A., a iniciativa  conta com a parceria cultural da Prefeitura Municipal de Barroso e da Cia Fofocas de Teatro.
5º FESTEBARROSO
O 5º FesteBarroso, que acontecerá de 17 de Outubro a 1° de Novembro, tem muitas novidades: a volta ao teatro - Auditório Professora Iracema Rocha (antigo FAPI) é uma delas. Outro destaque é o retorno do mascote do Festival numa homenagem ao inesquecível Carlitos – comemorando os cem anos de filmes de Charles Chaplin. O ator Rafael Blaytner viverá o “Carlitos” e outros artistas clowns darão alegria ao entorno do Festival.
O lançamento do 5º FesteBarroso será no dia 10 de outubro, às 19h, na Praça Sant’Ana  (Centro – Barroso) e na ocasião será apresentada a programação do Festival e anunciada a chegada do Carlitos. A expectativa é de que 1.000 pessoas acompanhem gratuitamente essa que certamente será uma noite de muita alegria e encantamento.

Para o idealizador e diretor do FesteBarroso Orlando Orube “Esta edição do festival está ótima: teremos a presença de um mascote querido “Carlitos”, a programação tem 14 espetáculos maravilhosos e como nos últimos anos os ingressos serão trocados por um litro de leite (em embalagem longa vida), que posteriormente serão doados à instituições filantrópicas da cidade. Sempre tivemos grades variadas e de muito peso, seja nos dramas ou nas comédias. Neste ano, quando chegamos à quinta edição - uma data e tanto - pensamos também no peso dos elencos, no peso dos grupos e dos artistas, temos profissionais famosos chegando por aí e não tão famosos mas com uma experiência incrível  na nobre arte dos palcos. Eu chamaria este 5º FESTEBARROSO, de festival da EMOÇÃO”.
Os principais critérios de escolha dos 14 espetáculos de teatro que compõem o FESTEBARROSO foram: qualidade artística da produção, gênero artístico, dramaturgia e viabilidade técnica.
A grade de programação é composta por comédias, dramas, musicais e teatro do absurdo. A estreia conta com a apresentação do espetáculo “SURTO, em Paris” uma comédia dramática, também patrocinada pela empresa Holcim (Brasil) S.A., e que tem em seu elenco o ator Fernando Couto – vencedor do Prêmio USIMINAS SINPARC na categoria melhor ator 2013. A Cia Fofocas de Teatro (Barroso), parceira do festival, reapresenta o sucesso “Eram dois Coveiros que se Amavam” a pedido da população. O Grupo ARMATRUX que esteve na primeira edição, retorna ao festival com o novo espetáculo THÁCHT que vai ao encontro da simbologia do Mascote Carlitos.

Dentre os famosos, estarão presentes as atrizes Cristiana Oliveira e Luisa Thiré em FELIZ POR NADA. O elenco de CONTO DE VERÃO – espetáculo voltado para o público jovem - também é conhecido das telinhas Julia Oristiano e João Vithor Oliveira, atuaram em temporada passadas da novela teen “Malhação”, da Rede Globo, e hoje Felipe Simas esta em Malhação , João Vithor e Alice Wegmann na novela Boogie Oogie. Gabriel Delfino Marques, Lu Camy e Dida Camero de A MOÇA DA CIDADE também já mostraram seus trabalhos no cinema e em programas e novelas da Rede Globo.  Para finalizar o time de famosos, a querida e já conhecida pelos Barrosenses a atriz Dig Dutra apresenta seu novo monólogo O TEMPO PASSA IGUAL.
A expectativa de público é de 6.000 pessoas.

Barroso
Barroso encontra-se na Mesorregião Campo das Vertentes, a menos de 200 km da capital do estado, Belo Horizonte. Localiza-se dentro da região do circuito Trilha dos Inconfidentes, onde ficam também os municípios de: Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes. A população local é simples, alegre e hospitaleira, sempre disposta a uma boa prosa, típica do interior de Minas.

Outras informações:
Renata Duarte Dutra – 31. 9438 9922

SERVIÇO:
EVENTO: 5º FESTEBARROSO - Festival de Teatro de Barroso, MG
PERÍODO: 17 de outubro a 01 de novembro de 2014
LOCAL: Auditório Professora Iracema Rocha (antigo FAPI)
INGRESSOS: Para todos os espetáculos os ingressos serão trocados na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (antigo FAPI).
1 ingresso = 1 litro de leite longa vida
Período de troca: 13 a 17 de outubro das 14h às 18h – até esgotarem os ingressos.
Ingressos limitados em acordo com a capacidade do local.
Assessoria de imprensa:
Heberton Lopes – (31) 3077 0606 – (31) 8855 1219
Christina Lima – (31) 3274 8907 – (31) 9981 4897

Programação – 5º FESTEBARROSO

DIAHORAESPETÁCULOCOMPANHIAORIGEM
Sexta17/out20HSURTO, em ParisMBYÁ PRODUÇÕESBelo Horizonte
Sábado18/out20HBORGOBANDOBALLOCIA. TEATRAL MANICôMICOSSão João Del Rei
Domingo19/out17H30ERAM DOIS COVEIROS QUE SE AMAVAMCIA. FOFOCAS DE TEATROBarroso
Segunda20/out
Terça21/out20HISSO É PARA DORPRIMEIRA CAMPAINHABelo Horizonte
Quarta22/out20HOS SEM VERGONHASCANGARAL PRODUÇÕES ARTÍSTICASBelo Horizonte
Quinta23/out20HFELIZ POR NADAARTLINK PRODUÇÕESRio de Janeiro
Sexta24/out20HTHÁCHTGRUPO DE TEATRO ARMATRUXBelo Horizonte
Sábado25/out20HA MOÇA DA CIDADEPANTUR E CONSTELARRio de Janeiro
Domingo26/out17H30O CONTO DE VERÃOBIARTE EVENTOSRio de Janeiro
Segunda27/out
Terça28/out20HA MANDIOCA BRAVASPETÁCULO PRODUÇÕESBelo Horizonte
Quarta29/out20HCOMO FAZER UMA MULHER FELIZ COM APENAS R$5,00CANASTRA REAL PRODUÇÕES CULTURAISBelo Horizonte
Quinta30/out20HLISBELA E O PRISIONEIROCANASTRA REAL PRODUÇÕES CULTURAISBelo Horizonte
Sexta31/out20HO TEMPO PASSA IGUALDIG DUTRARio de Janeiro
Sabado1/nov20HCOLADOS, UMA COMÉDIA MUSICAL DIFERENTEMBYÁ PRODUÇÕES E ARTBHZBelo Horizonte