quarta-feira, 16 de março de 2011

Coletivo Movasse participa do Festival Internacional de Improvisação - FIMPRO


As intervenções ‘Fábulas do Agora’ e ‘Um Passo a Mais’ poderão ser vistas, respectivamente, nos dias 28 e 29 de março

Com o objetivo de ocupar de maneira inusitada e artística espaços urbanos, o Coletivo Movasse apresenta duas intervenções urbanas dentro da programação do FIMPRO - Festival Internacional de Improvisação. O evento é dedicado ao campo do improviso no teatro, na dança, na música e na cultura popular e acontece em Belo Horizonte e São Paulo.

Na segunda-feira, dia 28 de março, a performance ‘Fábulas do Agora’ será apresentada às 12 horas, no Shopping Oiapoque (Rua Oiapoque, 156 – Centro). E na terça-feira, dia 29, também ao meio-dia, será a vez da intervenção “Um Passo a Mais”, que poderá ser vista na Praça Sete. As apresentações são gratuitas. Informações sobre o FIMPRO: (31) 2516-8722 e pelo site http://www.fimpro.com.br.

Fábulas do Agora
"Fábulas do Agora" acontece em espaços urbanos abertos ao público, preferencialmente centros comerciais. Através de bailarinos-personagens, são produzidas imagens lúdicas que se relacionam com os antigos contos de fadas presentes no inconsciente coletivo de qualquer pessoa. 

O formato da apresentação é aberto, no sentido de contar com a capacidade de improvisação dos artistas envolvidos e com a  participação direta do público para a construção do mesmo. 

Esta intervenção é resultado projeto "Arte Expandida", mais especificamente o "Laboratório de Textualidades Cênicas", uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura. O trabalho foi apresentado formalmente em setembro de 2008 no Mercado Central em Belo Horizonte.  E em novembro do mesmo ano, no mercado Ver-o-Peso, em Belém.

Ficha técnica:
Criação e concepção: Movasse – Coletivo de Criação em Dança
Bailarinos:
Andréa Anhaia
Carlos Arão
Ester França
Fábio Dornas
Curadoria: Nina Caetano e Fernando Mencarelli
Consultoria: Antônio Araújo

“Um Passo a Mais”
“Um Passo a Mais” é uma intervenção urbana que acontece nas marquises da cidade. Dois bailarinos dialogam com o público e com o espaço ao som do ruído urbano, interagindo com a arquitetura, despertando curiosidade nos pedestres e chamando a atenção para o fazer artístico no cotidiano da movimentação das cidades.

Ficha Técnica
Criação e Concepção: Carlos Arão e Fábio Dornas
Duração: 30 minutos
Local das apresentações: Marquises e Ruas
Figurino: Victor Leander (Lispector)

FIMPRO
Em sua segunda edição, o FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação, se amplia consideravelmente abarcando duas cidades, Belo Horizonte e São Paulo, e trazendo experimentações no campo da improvisação não só no Teatro, mas também na Dança, na Música e na Cultura Popular, ocupando teatros, praças, ruas e mercados.

Nosso desejo, nesta edição de 2011, é que o FIMPRO contribua para a consolidação da improvisação no Brasil ampliando os horizontes do público e dos artistas através do contato com diversas abordagens e expressões artísticas. Pensando nisso, em nossa programação contemplamos desde os clássicos jogos de improvisação que vêm ganhando numerosos adeptos no teatro, televisão e internet, até propostas experimentais que buscam outras formas de abrir o processo de criação ao público. São 04 espetáculos internacionais, 08 nacionais, 02 shows musicais, 06 oficinas e o Campeonato Internacional de Match com seleções da Espanha, Colômbia, Argentina e Brasil.

Esta ampliação só foi possível graças ao patrocínio do VIVOEncena, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Contax através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, à confiança dos nossos apoiadores e a parceria com a Agentz Produções que contribuíram ao desenvolvimento deste novo conceito do festival.

Esperamos que o público disfrute dos espetáculos e das oficinas oferecidos e que a improvisação no Brasil continue crescendo, conquistando novos espaços e aprofundando suas propostas.
Mariana Lima Muniz - Curadora e realizadora do FIMPRO

Coletivo Movasse no Festival Internacional de Improvisação - FIMPRO

Dia 28 de março - segunda-feira
12 horas - "Fábulas do Agora" - Shopping Oiapoque (Rua Oiapoque, 156 – Centro)
Dia 29 de março - terça-feira
12 horas - "Uma Passo Mais" - Praça Sete
Apresentações gratuitas.
Informações: (31) 2516-8722 e http://www.fimpro.com.br.


Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação - 32748907