quarta-feira, 25 de maio de 2011

O clima de rodeio toma conta de Pedro Leopoldo com a ‘8ª edição do Pedro Leopoldo Rodeio Show’


De 22 a 26 de junho, a cidade vai viver noites agitadas com shows de artistas sertanejos e disputas entre os maiores peões do Brasil 


Localizada a 40 km de Belo Horizonte, Pedro Leopoldo se prepara para umas das principais festas de peão do país. A 8ª edição do Pedro Leopoldo Rodeio Show acontece de 22 a 26 de junho, no Parque de Exposições Assis Chateaubriand (Av. Rômulo Joviano, s/nº, Centro). A festa, consolidada no calendário de eventos do segmento no país, promete muita farra e emoção para toda a família com os rodeios eletrizantes e os shows de consagrados nomes da música nacional.

Para este ano, a organização aumentou a estrutura criando três ambientes diferenciados e preparados para receber o público durante os cinco dias. São eles, o Palco Principal, localizado na arena, no qual diversos artistas da música sertaneja vão se apresentar, tais como Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinícius, Jorge & Mateus e Gustttavo Lima. No Palco 2 vão ser apresentados cantores e duplas da nova safra de músicos do gênero com shows de Fred & Geraldinho, Gleison & Bruno Mark, Jota Lennon, e mais, marcados para começarem antes dos principais shows da noite. Outro espaço que chama a atenção é o Camarote Ala Vip, com uma vista privilegiada e atrações exclusivas, o ambiente terá palco, boate, bar, banheiros e alimentação. Nele, logo após os grandes shows, vão acontecer apresentações de bandas de axé, pagode e DJ’s, trazendo sons do mundo todo. 

E no coração da festa, os maiores peões de rodeio do Brasil vão disputar a melhor montaria em touros e outras modalidades, narradas por locutores consagrados, como Lucyano Serrano, que narra com desenvoltura e simpatia rodeios pelos quatro cantos do país. Crianças e mulheres também são estrelas desta edição com a tradicional prova dos três tambores e o Rodeio Mirim, com a montaria em carneiro. A novidade deste ano é o show sobre duas rodas da equipe Joaninha Free Style Show, que vai fazer manobras radicais e emocionantes em cima de motos voadoras.

Os ingressos para o Pedro Leopoldo Rodeio Show estão à venda em diversos pontos das cidades de Belo Horizonte, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e pelo site www.nenety.com.br.

Infraestrutura conta com materiais nacionais e importados

Uma superestrutura para um mega evento! As instalações começam a ser montadas com 40 dias de antecedência e são feitas de materiais vindos de diversas partes do Brasil e do exterior. A arquibancada, que tem capacidade para sete mil pessoas sentadas, e os camarotes são os mesmos usados no Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos (São Paulo), e a estrutura da arena é importada dos Estados Unidos. Cinco geradores alimentam os palcos e a arena, dois transformadores atendem a praça de alimentação e o parque, ficando ainda mais um gerador de reserva.

A preparação da festa se estende aos animais. A alimentação, os currais e as baias para hospedagem antes e depois das provas ficam por conta de Ivan BH, diretor de prova do Pedro Leopoldo Rodeio Show, acompanhado de uma equipe completa que inclui tropeiros, salva-vidas, juízes, fiscais de brete, porteiros e a veterinária Lucienne Mundim, que garante os bons tratos aos animais.

Um dos destaques da grande festa é o Camarote Ala Vip, que este ano conta com espaço ampliado, 1.000 m² - o dobro do ano anterior – e terá palco exclusivo, alimentação, boate, bar, banheiros e vista privilegiada, a 20 metros do Palco Principal. De acordo com Niltinho, coordenador e produtor do camarote, o ambiente vai contar com três níveis de espaço para garantir melhor vista dos shows e distribuição do público.

As atrações são as mais diversas possíveis, priorizando o bom gosto e a diversão, com shows exclusivos de axé, sertanejo, pagode e música eletrônica. Quem sobe ao palco vip no dia 22 de junho são os paulistanos do Jeito Moleque, um dos maiores grupos de pagode do Brasil. E nas pick ups, o DJ Mário Fischetti, com 15 anos de atuação em eventos pelo país e pela Europa, dedica a noite à eletromusic. O dia 23 de junho será dos meninos do Sunga de Pano e do DJ Fabrício Peçanha, que faz parte do ranking dos melhores DJ’s do mundo, segundo a revista britânica DJ MAG. Os universitários Tôca na Janela agitam a noite do dia 24 de junho ao lado do DJ paulistano Rodrigo Ferrari, que vai apresentar as últimas da house music. E no dia 25 de junho os baianos da Banda 5% marcam presença na ala vip juntamente com o DJ Trindade, nome de peso no cenário psytrance.   

‘Loja do Rodeio’ apresenta prévia do evento

Para quem prefere conhecer todos os detalhes antes do grande dia, o PLRS conta com a Loja do Rodeio, que disponibiliza de uma maquete e informações minuciosas sobre toda a logística do rodeio. Além de apresentar uma prévia de tudo o que será conferido ao vivo, os interessados ainda podem adquirir produtos da marca do evento como bonés, camisas e chaveiros e ingressos.

A loja fica na Rua Dr. Hersbter, 298, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Telefone: (31) 3665-5050.  

Esquema de segurança reforçado garante a diversão e tranquilidade do público

Depois de receber uma multidão na edição passada, a responsabilidade este ano fica ainda maior. Para garantir a segurança do público, que vem de municípios vizinhos e de outros estados, a organização realiza um trabalho em conjunto com a produção do PLRS, a Polícia Civil, Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança Pública) e TransPL (Divisão de Trânsito de Pedro Leopoldo).

Serão cerca de 200 policiais militares à disposição do evento envolvendo o policiamento local e parcerias com outros batalhões. As equipes são distribuídas em diferentes pontos da cidade, formando blitz com bafômetro nas estradas que dão acesso à cidade, em torno do parque de exposições, além de policiais na parte interna e voos periódicos de helicóptero.

Ainda de acordo com o delegado da Polícia Civil de Pedro Leopoldo, Gustavo Manzoli, os números de ocorrências nos dias da festa sofrem uma queda considerável. Uma unidade móvel é instalada para as pessoas que perderem documentos fazerem o boletim de ocorrência e agentes à paisana são infiltrados para diminuir a criminalidade.

O rodeio também atende às normas da Legislação de Segurança Contra Incêndios e Pânicos e monta um posto médico com UTI’s móveis, paramédicos e enfermeiros.   
  
Rodeio de Pedro Leopoldo gera negócios na cidade

O clima de rodeio toma conta da cidade e dias antes do evento dar a largada, hotéis já apresentam vagas esgotadas, segundo Paulo Netto, gerente de hotel. Pessoas de cidades mais distantes e mesmo próximas, como Belo Horizonte e Nova Lima, e profissionais que trabalham no evento ficam hospedados. Outros segmentos que sofrem aumento na circulação durante essa época são as lojas, os bares e restaurantes, que têm movimento acima do normal, trabalham em ritmo intenso e chegam a contratar funcionários temporários.

A arena ferve com a estrela da festa

Esporte tradicional que prende a atenção do público, garantindo fortes emoções, o rodeio aumenta a adrenalina dos peões, que precisam permanecer por até oito segundos sobre um animal – usualmente um boi ou cavalo. A avaliação é feita por dois árbitros cuja nota é de 0 a 50, cada, sendo que um avalia o competidor e o outro o animal, totalizando a pontuação de 0 a 100. 

O momento mais aguardado nas provas é a montaria em touros, considerada a mais perigosa, que reúne grandes competidores do cenário nacional e as melhores comitivas de rodeio, com animais que chegam a ter um investimento individual de 200 mil reais.

Completam a equipe tropeiros, salva-vidas, juízes, fiscais de brete, porteiros, locutores e veterinários. Saiba mais sobre as modalidades:

Montaria em touros: é a prova mais popular do rodeio. O peão precisa ficar oito segundos sobre o touro. Além da exigência de equilíbrio, flexibilidade e coragem, são levados em consideração a “qualidade” da montaria e seu desempenho.

Bulldoging: prova realizada em dupla que exige técnica, velocidade e precisão. O objetivo é disparar montado a cavalo, saltar e derrubar o boi. Um dos competidores fica à direita do boi enquanto seu parceiro salta na cabeça do animal, derrubando e virando seu pescoço para o chão. Vence quem finalizar a tarefa no menor tempo.

Laço em dupla: cada laçador tem uma função definida. O primeiro, chamado de “cabeceiro”, se preocupa em laçar os chifres ou pescoço do boi, depois, o “peseiro” cuida dos pés do boi para laçá-los. A conclusão acontece quando o boi está completamente laçado e os dois laçadores estiverem um de frente pro outro.

Laço em bezerro: o cavaleiro parte com seu cavalo em direção a um bezerro de aproximadamente 60 dias e 130 quilos, para laçá-lo e logo depois descer do cavalo e amarrar três patas do animal. Feito isso o competidor levanta as mãos para sinalizar o fim da prova.

Três tambores: são instalados três tambores na arena. Dada a largada, a amazona precisa dar uma volta completa em cada um dos tambores e retornar a linha de chegada. Cada tambor derrubado é penalizado com cinco segundos a mais no tempo da competidora. 

Rodeio Mirim: alegria da criançada. É a montaria dos pequenos em carneiro. Para participar, o competidor precisa ter um animal bem treinado, tratado, além de equipamentos adequados.
           
Motocross invade a arena

Além do tradicional e emocionante rodeio, que tem ganhado mais visibilidade e adeptos pelo país, esta 8ª edição dá lugar a mais um esporte, o motocross. Em parceria com o Supercross Edgel, pela primeira vez a arena abre espaço para um show eletrizante sobre duas rodas, com as manobras dos pilotos da equipe Joaninha Free Style Show, que aterrissam suas motos voadoras no primeiro dia do evento (22/06).

À frente do time, Gilmar Flores ou Joaninha, que iniciou sua carreira em 1999, na cidade de Sinop (Mato Grosso), quando já demonstrava suas acrobacias no final de corridas que disputava. Em 2003 começou a treinar equipes a convite de Jorge Negretti, piloto renomado na modalidade FMX (Freestyle MotoX) e desde então não parou mais. Foi quatro vezes campeão da Copa do Brasil na modalidade, primeiro piloto latino americano a realizar a manobra Black Flip, quinto colocado na etapa brasileira do Mundial 2009 e décimo colocado na etapa de 2010, obtendo a melhor colocação entre os brasileiros.

A musa dos peões

A cada edição do PLRS uma musa é eleita a Rainha do Rodeio. A diva precisa retratar o espírito da festa, com alegria, beleza e simpatia. A eleição é feita por voto direto, e dentre as sete musas apresentadas pela Comissão Organizadora, o público escolhe a que atende ao perfil exigido. Na edição 2010 Sabrina Toledo foi a vencedora e este ano Ariane Duarte, de Pedro Leopoldo, é a atual rainha.   

Artistas consagrados e da nova geração se revezam nos palcos

Como em todas as edições, o Pedro Leopoldo Rodeio Show recebe os principais artistas do atual cenário musical sertanejo brasileiro. Grupos, duplas e cantores que estão com suas músicas no topo das paradas de sucesso e atraem multidões para seus shows. Este ano quem sobe ao Palco Principal, de 22 a 26 de junho, às 23h30, são as duplas Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinícius, Jorge & Mateus, Gino & Geno, Guilherme & Santiago e o cantor Gusttavo Lima, com participação de Fred & Gustavo. 
Dividindo os holofotes com os consagrados artistas, representantes da nova safra vão se apresentar no Palco 2, todos os dias, sempre a partir das 21h30. São eles: Fred & Geraldinho, Luiz Henrique, Vitor & Guilherme, Gleison & Bruno Mark e Jota Lennon.
Fernando & Sorocaba

A dupla faz as honras da casa e se apresenta no primeiro dia, 22 de junho, véspera de feriado. Entre os sucessos que o público irá conferir estão A Casa Caiu, Madri e outras composições de Sorocaba que ficaram conhecidas na voz de Luan Santana como, Meteoro, Tô de Cara e Você não Sabe o Que é Amor.
Com apenas quatro anos de carreira, os dois, que têm o mesmo nome, contam hoje com agenda lotada de shows pelo Brasil e exterior com turnê realizada nos Estados Unidos.

João Bosco & Vinícius

Com seis CD’s e três DVD’s gravados, os artistas se apresentam no dia 23 de junho, quinta-feira, e prometem agitar a festa com músicas como Chora, Me Liga, Coração Apaixonou, Canto, Bebo e Choro, Sem Esse Coração, Chuva, entre outras. A dupla, que atualmente vive em Ribeirão Preto (SP), já foi indicada ao Grammy Latino e se apresentou em Boston e Newark (EUA). 
Jorge & Mateus

Os campeões de votos na internet (foram premiados pelos mais de 100 mil downloads pagos com a música Pode Chorar) fazem show no dia 24 de junho, sexta-feira. No set list, canções novas como Chove, Amo Noite e Dia, além das velhas conhecidas do público como Querendo te Amar, Onde Haja Sol, Mistérios e mais. 

Gusttavo Lima

Com apenas 20 anos o cantor passou de promessa da música sertaneja para fenômeno de sucesso. O mineiro chega ao PLRS, pela primeira vez, no dia 25 de junho, sábado, e apresenta o primeiro CD e DVD, Inventor dos Amores, lançado em 2010. Músicas como Caso Consumado e Revelação, prometem aquecer a noite.

Fred & Gustavo

Na mesma noite, Fred & Gustavo participam da apresentação de Gusttavo Lima. Os jovens do interior de Goiás vão mostrar para Pedro Leopoldo os hits de seus três CD’s, incluindo Amar não é Pecado, que faz parte da trilha sonora de novela global, Lendas e Mistérios, com a participação de Maria Cecília & Rodolfo, entre outras.
A carreira da dupla começou em 2008 e outros artistas do gênero já gravaram suas composições.
Guilherme & Santiago

Os irmãos, que começaram criando jingles para a TV, já somam 16 anos de carreira e se apresentam no último dia do evento, 26 de junho, domingo, para cantar os principais sucessos dos 12 CD’s gravados e do mais recente, Tudo tem Um Porquê. No repertório, Tá se Achando, E Daí?, Que Dá Vontade, Dá, Tá Por Fora, e mais.  
Guilherme & Santiago já apresentaram juntos um programa na TV aberta, o Terra Nativa, sobre o universo country.   
Gino & Geno

Eles encerram a maratona de shows, logo depois da apresentação de Guilherme & Santiago. Quando ainda não existia internet, CD’s e festas de peão, a dupla já fazia sucesso pelo país e lá se vão três décadas e meia de carreira. Entre os clássicos que vão agitar a plateia, Tá Nervoso, Vai Pescar, Giripoca, Se a Casa Cair, O Gavião, Bebo Pa Carai, Mulher Que Não Dá, Voa e mais. 
Fred & Geraldinho

De Belo Horizonte para o Brasil, a dupla foi formada em 2010 e vai apresentar um show contagiante e com interação com o público, no dia 22 de junho.

Luiz Henrique

No dia 23 de junho o músico toca os grandes clássicos sertanejos, sucessos junto a composições próprias.
Vitor & Guilherme

Nascidos em Curvelo (MG), os irmãos fazem show no dia 24 de junho e mostram a Pedro Leopoldo por que vêm conquistando espaço no interior do estado.

Gleison & Bruno Mark

Há 10 anos juntos na estrada, os dois vão mostrar composições próprias e sucessos de outros artistas.
Jota Lennon
Conhecido no mundo dos rodeios desde criança, quando narrava competições, o mineiro enveredou pela carreira musical e encerra no dia 26 de junho, a festa do Palco 2.   

Mais informações:
Telefone: (31) 3665-5050

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
(31) 3274-8907
Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br
Raquel Moreno (31)9775-8907/raquel@christinalima.com.br


A 8ª edição trará 20 shows de consagrados artistas nacionais além do tradicional rodeio
Crédito da foto: Cornélio Jr.