terça-feira, 11 de outubro de 2011

Belo Horizonte sedia Congresso Internacional de Energia Nuclear


Profissionais de vários países se reúnem entre os dias 24 e 28 de outubro
 no Minascentro

Encontro está entre os cinco mais respeitados do mundo

Renomados membros da comunidade científica nacional e internacional desembarcam em Belo Horizonte para discutir o desenvolvimento da tecnologia nuclear no Brasil e no mundo. O encontro será no International Nuclear Atlantic Conference (INAC), entre os dias 24 e 28 de outubro, no Minascentro (Avenida Augusto de Lima, 785, Lourdes). Mais de oito mil pessoas são esperadas durante os cinco dias de evento, para visitar a exposição que será montada celebrando 0s 60 anos da energia nuclear em Minas Gerais e a indústria nuclear brasileira.
Com o tema “Nuclear Energy: News Jobs for a Better Life” (Energia Nuclear: Novos Trabalhos para uma Vida Melhor), o congresso tem como um de seus objetivos promover interações entre pesquisadores nacionais e internacionais para o aperfeiçoamento da tecnologia nuclear. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) e organizado pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), com apoio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Eletrobras–Eletronuclear, INB e empresas do setor e de órgãos de fomento brasileiros.

No período de 24 a 28 de outubro, acontece dentro da programação do INAC:

  • XVII Encontro de Física Nuclear Reator e Hidráulica Técnica – ENFIR
  • X Encontro de Aplicações Nucleares – ENAN
  • II Encontro da Indústria Nuclear – ENIN
  • IV Edição Poster Sessions Jr. Técnico
  • III Seminário de Direito e Regulação Nuclear
  • I Workshop - Supporting the Introduction of Nuclear Energy (ARCAL XCV) IAEA
  • X Exponac – Exposição de Empresas do Setor Nuclear
  • Exposição Histórica Sobre 60  Anos de Energia Nuclear em Minas Gerais -Aberta ao público

O INAC é uma iniciativa multidisciplinar na área nuclear voltada para os interesses de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos, em âmbitos nacional e internacional. Importantes discussões entre autoridades da área irão evidenciar a contribuição da tecnologia nuclear na expansão global da demanda por energia elétrica, bem como o aperfeiçoamento de produtos e serviços para a melhoria da qualidade de vida, por meio das aplicações da mesma.

Este ano, o evento comemora o 50º aniversário do IPR-R1 – primeiro reator, vendido para o hemisfério sul e o início das comemorações dos 60º aniversário do CDTN – Centro Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, fundado em BH e o primeiro do país. O Brasil está entre os três países que, além de possuir reservas de urânio, detém o ciclo completo para o enriquecimento do urânio , ao lado dos Estados Unidos e Rússia. É o sexto produtor mundial de urânio. Na América Latina somente o Brasil e Argentina estão com a energia nuclear desenvolvida. A Argentina inaugurou recentemente o seu terceiro reator e, no Brasil, está em curso a construção de Angra 3.

O público alvo do Congresso são os pesquisadores, professores, técnicos e estudantes ligados a faculdades, universidades, centros de pesquisa e indústria, envolvidos em trabalhos relacionados à área nuclear e cobertos pelos tópicos do evento.

Entre os diversos temas abordados, estarão na programação: o futuro sustentável para a energia nuclear; sua aplicação na medicina e na indústria, proteção contra as radiações, medicina e saúde, ciência dos alimentos, aplicações na agricultura, irradiação de alimentos; a contribuição da tecnologia nuclear nos produtos e serviços para a qualidade de vida de nossa sociedade.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, está entre os convidados, juntamente com os diretores e presidentes de todos os centros de pesquisas nucleares do país e das indústrias do setor. Durante a programação, o público poderá conferir uma exposição sobre a indústria nuclear, na qual fotos e maquetes dos equipamentos utilizados pelos profissionais da área estarão disponíveis para visitação.

Atualmente, o INAC é estruturado em duas sessões técnicas independentes, que incluem a física de reatores e termohidráulica (ENFIR) e a área de aplicações na área nuclear (ENAN). Em paralelo, ocorrem ainda o Encontro da Indústria Nuclear (ENIN) e uma exposição técnica de pôsteres juniores, na qual estudantes de diversas faculdades e universidades brasileiras apresentam resultados relevantes obtidos em pesquisas, sob a supervisão de profissionais de instituições nucleares brasileiras.

O ENFIR, que será realizado pela 17ª vez, foi criado por pesquisadores brasileiros em função da necessidade da existência de um fórum sobre a física e a termohidráulica de reatores no Brasil e no mundo.

O 100 ENAN cobrirá aspectos relevantes do desenvolvimento das aplicações nucleares, oferecendo aos pesquisadores da área nuclear a oportunidade de apresentar e discutir os resultados de seus trabalhos, junto à comunidade científica nacional e internacional.

O ENIN, que acontecerá pela segunda vez, tem o objetivo de promover a interação dos estudiosos com o crescimento tecnológico da indústria nuclear. O encontro é um fórum apropriado para discutir as tendências e os planos da indústria nuclear, em resposta a um dos maiores desafios da humanidade: promover o progresso e a inclusão social, sem comprometer o equilíbrio ambiental.


Sobre a ABEN

A Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) reúne diversos técnicos e pesquisadores do setor nuclear brasileiro. Entre suas atribuições, está a difusão de informações sobre as aplicações pacíficas da energia nuclear em diferentes campos da vida humana, como a geração de energia elétrica, a sua utilização na medicina, na agricultura e no meio ambiente. O trabalho da ABEN tem o objetivo de promover, cada vez mais, uma maior integração entre a comunidade nuclear e a sociedade brasileira.

International Nuclear Atlantic Conference – INAC
Data: 24 a 28 de outubro de 2011
Local: Minascentro -  Avenida Augusto de Lima, 785, Lourdes, Belo Horizonte
As inscrições podem ser feitas pelo site www.inac2011.com.br.

Outras informações: inac@inac2011.com.br ou 3797-1751 / 3797-1869 

Assessoria de imprensa: CL Assessoria em Comunicação – (31) 3274 8907
Heberton Lopes – (31) 9775 8907 / heberton@christinalima.com.br
Christina Lima- (31) 9981 4897 / christina@christinalima.com.br