terça-feira, 11 de outubro de 2011

Funarte apresenta Projeto Compositores. BR


Após receber os músicos Moraes Moreira e Warley Henrique, em sua estréia, o projeto Compositores.BR continua a sua agenda de shows semanais com renomados artistas da MPB, na Funarte MG –(Rua Januária, 68-Floresta – 3213 7112). A programação começa na quinta-feira, dia 13/10, e segue até domingo, dia 16/10, sempre às 20h. A entrada é franca e os interessados devem retirar seus convites duas horas antes da realização de cada espetáculo.
Banden Powell e Zé Keti terão suas obras revisitadas em shows distintos, sendo que o mesmo repertório irá ganhar duas versões. No primeiro dia, a apresentação será vocal, já, na noite seguinte, as mesmas músicas serão interpretadas de modo instrumental.

Dia 13 (quinta) Rosa Marya Colin
Dia 14  (sexta) Grupo Senta Pua

O primeiro show da semana - quinta-feira (dia 13) será de Rosa Marya Colin, que interpretará canções do compositor Baden Powell, feitas em parceria com Vinícius de Moraes e Paulo César Pinheiro.  Em seguida, na noite do dia 14/10, o grupo Senta a Pua apresenta todo o repertório cantado por Rosa, em show instrumental.

Rosa Maria Colin
Cantora mineira, mais conhecida apenas como Rosa Maria, começou a carreira no Rio de Janeiro, aos 18 anos, cantando bossa nova e jazz,l no Beco das Garrafas. Com o registro grave de sua voz, adaptou-se bem ao repertório jazzístico, e em 1965 gravou o primeiro disco pela Odeon. Depois disso, fez shows por todo o Brasil, participou de programas de televisão e atuou na primeira montagem brasileira do musical "Hair". A partir do início da década de 80, firmou-se como cantora de jazz, tocando ao lado da Tradicional Jazz Band.

Depois de mais de 20 anos de carreira, uma gravação despretensiosa para um comercial de televisão em 1988 alçou-a ao topo das paradas. Uma regravação "cool", de "California Dreamin'", do grupo The Mamas And The Papas, para uma loja de departamentos tornou-se o seu grande sucesso, nunca mais repetido. No fim dos anos 90 mudou o nome para Rosa Marya Colyn.



Grupo Senta a Pua
Desde 2007, o Senta a Pua! se apresenta em casas de shows de Belo horizonte e interior de Minas com a proposta de revitalizar o choro e o samba de gafieira, sem exaltar qualquer tipo de saudosismo ou melancolia.
A construção de novos arranjos e a linguagem contemporânea tem conquistado tanto antigos frequentadores das gafieiras, quanto jovens que estão descobrindo o samba a dois.
Em sua trajetória, o grupo acumula apresentações ao lado de artistas renomados como Paulo Moura, Zé da Velha e Silvério Pontes, e Elza soares.
Atualmente, o grupo encontra-se em fase de pré-produção do CD de estreia, que contará com arranjos e produção musical do saxofonista e arranjador carioca Eduardo Neves. O trabalho apresentará sambas, choros, maxixes e boleros compostos por Rodrigo Torino, diretor musical do grupo e vencedor do Prêmio BDMG Instrumental 2010.
Dia 15 – (sábado) Zé Renato
Dia 16  (domingo) Gilva de Oliveira

No sábado, 15/10, é a vez do músico Zé Renato, que fará releituras das composições de Zé Kéti. Já no domingo, 16/10, Gilvan de Oliveira sobe aos palcos da Funarte MG para transpor para o violão canções inesquecíveis do músico homenageado.

Zé Renato
José Renato Botelho Moschkovich, mais conhecido como Zé Renato é um cantor e compositor capixaba que começou sua carreira artística participando de festivais. Em 1977, integrou o grupo Cantares, ao lado de Marcos Ariel, entre outros, com o qual lançou um compacto duplo pela Funarte, no ano seguinte, no projeto "Vitrines". Em 1979, formou, com Claudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual ganhou projeção nacional e gravou vários discos.
Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais. No ano 2000, desligou-se do grupo e continuou a cantar sozinho. Seus dois últimos discos são: “É Tempo de Amar” (2008) e “Zé Renato –Ao Vivo” (2009).
Gilvan de Oliveira
Violonista, cantor, compositor, professor e arranjador, Gilvan de Oliveira nasceu em Itaú de Minas.  Estudou na Escola de Música da UFMG, com o mestre José Lucena Vaz e ainda com Joe Diorio, do Guitar Institute of Technology de Los Angeles-USA. Foi professor e diretor na Música de Minas Escola Livre, criada por Milton Nascimento e Wagner Tiso.

O músico tem seu trabalho como solista registrado em álbuns como: "Cordas e Coração", "Traquina", “Vinícius nas cordas de Gilvan", "Retratos", "Sol", "Violão Caipira". Dirigiu e arranjou o CD "Semente Caipira", de Pena Branca, com o qual ganhou o Grammy Latino 2001. Já se apresentou nos Estados Unidos, França, Portugal, Cuba, Uruguai, Bélgica, Espanha, Alemanha, Itália, Lituânia.

Alguns prêmios: Troféu Pró-Música de melhor instrumentista/1995 e melhor arranjador/2002; Prêmio Sharp de Música CD Estação XV, com o Grupo Ponto de Partida/1996; Direção musical e arranjos no CD Semente Caipira, agraciado com Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja/2001.

Algumas parcerias: Milton Nascimento, Gilberto Gil,Al di Meola, Fernando Brant, Belchior, Pena Branca e Xavantinho, Paulinho Pedra Azul, Tavinho Moura, Guilherme Arantes, Renato Teixeira, Dominguinhos,Toninho Horta, Jane Duboc, Oswaldinho do Acordeon,Leila Pinheiro,Elomar,Heraldo do Monte, Xangai , dentre outros.

Projeto Compositores.BR

O projeto cultural Compositores.BR, que estreou no dia 08/10 , em Belo Horizonte, tem como intuito  unir gerações distintas e interessadas na produção cultural e na música brasileira de diferentes épocas. A iniciativa vai apresentar semanalmente, até o mês de dezembro, shows de respeitados músicos brasileiros e uma variada seleção das canções marcantes da MPB.

O repertório das apresentações será centrado na produção artística de quatorze mestres de diferentes gerações da música brasileira. São eles: Ary Barroso, Zé Keti, Dorival Caymmi, Dolores Duran, Baden Powell (em parceria com Vinicius de Moraes e Paulo César Pinheiro), Adoniran Barbosa, Lamartine Babo, Assis Valente, Tom Jobim, Lupicínio Rodrigues, Nelson Cavaquinho e Johnny Alf.

Cada autor terá sua obra revisitada em shows distintos, sendo que o mesmo repertório irá ganhar duas releituras. No primeiro dia, a apresentação será vocal, já na noite seguinte, as mesmas músicas serão interpretadas de modo instrumental, com o objetivo de mostrar a dimensão da obra do músico enquanto letrista e melodista.

FICHA TÉCNICA

Concepção e curadoria artística: Gestor cultural Pedrinho Alves Madeira
Gestão e produção do projeto: Alves Madeira Comunicação e Produção
Direção de produção: Regina Célia

Projeto selecionado pela Fundação Nacional de Artes - Funarte no Edital de Ocupação do Galpão 01 Funarte MG/2011








SERVIÇO
Compositores.BR
Data:        13 14,15 e 16 de outubro
                   Hora: 20h. Portões abrem sempre às 19h45 e serão fechados 10 minutos após o início de cada apresentação.
                   Local: FUNARTE MG –(Rua Januária, 68  - Floresta)
                   Valor: Entrada gratuita, com distribuição de senha duas horas antes de cada espetáculo.
                    A lotação máxima é de 139 (cento e trinta e nove lugares)
                   Informações: (31) 3213-3084 ou pelo site: www.compositores.br.com

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação – (31) 32748907


Programação Outubro/ Compositores.BR


DATAS
COMPOSITOR HOMENAGEADO
SHOW CANTADO
ARTISTA
INSTRUMENTAL
ARTISTA
FORMATO SHOW
13/10 – quinta
Baden Powell
Em parceria com Vinícius de Moraes
Paulo César Pinheiro
Rosa Maria

BANDA





14/10 – sexta
Baden Powell
Em parceria com Vinícius de Moraes
Paulo César Pinheiro

Grupo Senta a Pua
Banda





15/10 – sábado
Zé Kéti
Zé Renato

Violão e voz





16/10
Zé Kéti

Gilvan de Oliveira
Violão





22/10
Ary Barroso
Verônica Ferriani

Voz, violão e percussão





23/10
Ary Barroso

Davi Moraes
Banda





29/10
Dolores Duran
Dóris Monteiro

Trio
(piano, bx, bateria)
30/10
Dolores Duran

Maria Bragança
Maria Tereza 
Sax e piano