Foto: Alexandre Moreira |
José Renato Botelho Moschkovich, mais conhecido como Zé Renato é um cantor e compositor capixaba que começou sua carreira artística participando de festivais. Em 1977, integrou o grupo Cantares, ao lado de Marcos Ariel, entre outros, com o qual lançou um compacto duplo pela Funarte, no ano seguinte, no projeto "Vitrines". Em 1979, formou, com Claudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual ganhou projeção nacional e gravou vários discos.
Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais. No ano 2000, desligou-se do grupo e continuou a cantar sozinho. Seus dois últimos discos são: “É Tempo de Amar” (2008) e “Zé Renato –Ao Vivo” (2009). Gilvan de Oliveira – domingo – 20 horas – (Funarte MG)
Crédito: Rodrigo Dai |
Violonista, cantor, compositor, professor e arranjador, Gilvan de Oliveira nasceu em Itaú de Minas. Estudou na Escola de Música da UFMG, com o mestre José Lucena Vaz e ainda com Joe Diorio, do Guitar Institute of Technology de Los Angeles-USA. Foi professor e diretor na Música de Minas Escola Livre, criada por Milton Nascimento e Wagner Tiso.
O músico tem seu trabalho como solista registrado em álbuns como: "Cordas e Coração", "Traquina", “Vinícius nas cordas de Gilvan", "Retratos", "Sol", "Violão Caipira". Dirigiu e arranjou o CD "Semente Caipira", de Pena Branca, com o qual ganhou o Grammy Latino 2001. Já se apresentou nos Estados Unidos, França, Portugal, Cuba, Uruguai, Bélgica, Espanha, Alemanha, Itália, Lituânia.
Alguns prêmios: Troféu Pró-Música de melhor instrumentista/1995 e melhor arranjador/2002; Prêmio Sharp de Música CD Estação XV, com o Grupo Ponto de Partida/1996; Direção musical e arranjos no CD Semente Caipira, agraciado com Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja/2001.
Algumas parcerias: Milton Nascimento, Gilberto Gil,Al di Meola, Fernando Brant, Belchior, Pena Branca e Xavantinho, Paulinho Pedra Azul, Tavinho Moura, Guilherme Arantes, Renato Teixeira, Dominguinhos,Toninho Horta, Jane Duboc, Oswaldinho do Acordeon,Leila Pinheiro,Elomar,Heraldo do Monte, Xangai , dentre outros.