sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Grupo de Câmara do Projeto “Música nas Escolas” se apresenta para crianças


O espetáculo será no dia 18 de novembro e contará com a apresentação de canções folclóricas infantis como Samba Lelê e Escravos de Jó

Foto: Glaucia Rodrigues

O Projeto Música nas Escolas segue com mais apresentações agendadas para Belo Horizonte e região metropolitana. O Grupo de Câmara, formado por elementos das Orquestras Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, e Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, se apresenta no dia 18 de novembro (sexta-feira), às 17h30, para os alunos da Escola Municipal Pedro Aleixo (Rua Menelick de Carvalho, 255, bairro Flávio Marques Lisboa - BH). Regidos pelo maestro Rogério Vieira, os músicos tocam instrumentos de cordas, sopros e percussão, como violinos, violoncelos, trompetes, oboés, flautas, percussão, entre outros.

O repertório do Grupo de Câmara é escolhido de acordo com o público. Para as crianças, os músicos apresentam canções folclóricas infantis, como Samba Lelê, Terezinha de Jesus, Escravos de Jó, entre outros. Quando o público é adulto, são mescladas músicas eruditas e populares.

Idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural, que tem à frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages, o Música nas Escolas incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de oito a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao ingressarem no projeto, eles participam de aulas diárias e gratuitas de instrumento musical à sua escolha. As aulas são ministradas por 15 professores contratados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que os aproximam do universo da música erudita e popular.

O projeto coordena três núcleos de música: a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, cujas aulas ocorrem nas salas de auditório da Fundação Sidertube, no Barreiro; a Orquestra Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, no Bairro das Indústrias, com aulas na sede da escola; e o Grupo de Câmara, formado por integrantes das duas orquestras que, além do repertório clássico e erudito, se apresenta também com um repertório de músicas folclóricas e infantis que é sempre bem recebido pela plateia.

Além de aprender a tocar diversos instrumentos, os alunos se apresentam em eventos culturais, escolas, creches, hospitais, metrôs e praças da capital e do interior de Minas Gerais. Depois de anos estudando e respirando música, esses jovens estão capacitados profissionalmente e prontos para entrar no mercado de trabalho. Muitos passam a tocar em casamentos e festas, e, ainda de acordo com José Roberto Alvarenga outros acabam por integrar o Grupo de Câmara.

Apresentações agendadas:
GRUPO DE CÂMARA
Dia 18 de novembro – Sexta-feira -17h30
Escola Municipal Pedro Aleixo
Rua Menelick de Carvalho 255, Bairro Flávio Marques Lisboa.

ORQUESTRAS:
Orquestras Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, e Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho.
Dia 26 de novembro – Sábado  -15h30.
ITABIRITO – Festival de Música das Escolas Municipais – Cine Teatro PAX.

GRUPO DE CÂMARA
Dia 01 de dezembro – Quinta-feira- 14h
Hospital Eduardo de Menezes
Av. Dr. Cristiano Rezende 2213, Bairro Bonsucesso.
Dia de luta contra a AIDS.

ORQUESTRAS:
Orquestras Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, e Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho.
Dia 03 de dezembro – Sábado – 09h30
ITABIRITO – E. E. Engenheiro Queiroz Junior.
Formatura do PROERD – Programa de Erradicação das Drogas

GRUPO DE CÂMARA
Dia 09 de dezembro – Sexta-feira – 17h
Praça Domingos Gatti – Barreiro.
Natal Ecológico – Promoção da PBH – Regional Barreiro

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
(31) 3274-8907