quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Hocus Pocus relembra George Harrison

No dia 2 de dezembro, sexta-feira, a banda Hocus Pocus faz um show especial em homenagem ao Beatle George Harrison, morto em 29 de novembro de 2001. A apresentação, que marca os dez anos de morte de um dos maiores ídolos que o rock já teve, acontece no Circus Rock Bar (Rua Gonçalves Dias, 2010 – Lourdes), a partir da meia-noite.

No repertório, estarão sucessos dos Beatles compostos por Harrison (While My Guitar Gently Weeps, Something, Here Comes The Sun etc.) e músicas de várias fases de sua carreira solo (Love Comes to Everyone, Give Me Love, All Those Years Ago, Got My Mind Set On You, entre outras).

Músico, guitarrista, cantor, compositor, ator, produtor, jardineiro, George Harrison era o mais jovem dos quatro rapazes de Liverpool. Ele imortalizou o rock dos anos 60 com os acordes de sua guitarra, deixando uma legião de fãs espalhados por todo o mundo. Harrison ocupa a 21ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da revista Rolling Stone.

Ainda que a maioria das músicas dos Beatles tenham sido compostas por Lennon e McCartney, os álbuns do grupo, a partir de With the Beatles (1963), incluem pelo menos uma ou duas músicas de autoria de Harrison. À época do fim da banda, Harrison havia acumulado uma grande quantidade de material, lançado em seu aclamado álbum triplo All Things Must Pass, de 1970, do qual saíria o single "My Sweet Lord". Em complemento à sua carreira solo, Harrison coescreveu, junto de Ringo Starr, duas músicas de sucesso, assim como músicas para os Traveling Wilburys — o supergrupo formado por ele, Bob Dylan, Tom Petty, Jeff Lynne e Roy Orbison, em 1988.

Harrison se envolveu com a cultura indiana e o hinduísmo no meio dos anos 60, ajudando a expandir e disseminar, pelo Ocidente, instrumentos como o sitar e o movimento Hare Krishna. Juntamente de Ravi Shankar, ele organizou um grande evento de caridade em 1971, o Concerto para Bangladesh.

O Beatle discreto, mais interessado pela vida interior do que pelas atividades mundanas, deixou uma contribuição essencial para a música popular, como enfatizou o músico Bob Geldof, ex-cantor dos Boomtown Rats.

Hocus Pocus

Hocus Pocus é uma expressão sinônimo de um encantamento utilizado por mágicos do século XVII com a função de criar um ar de mistério em suas performances. Na língua inglesa, a expressão passou a significar também, em um sentido mais amplo: truque.

Um grupo de músicos mineiros se reuniu em 1984 para pesquisar, resgatar e executar a obra dos Beatles e “batizou” com o nome Hocus Pocus o grupo musical que revive a magia dos quatro cabeludos de Liverpool.

A linha de trabalho escolhida foi a de resgatar e executar a obra como ela foi concebida e gravada, ou seja, na forma original e o mais fielmente possível. Por isso a banda observa não somente os arranjos originais das músicas, mas também o equilíbrio de vozes e os timbres dos instrumentos. Não podem faltar também a energia e a alegria que caracterizaram as apresentações dos Beatles ao vivo.

Este trabalho vem sendo desenvolvido com grande aceitação e colocou o Hocus Pocus em posição de destaque no cenário artístico nacional e internacional. É considerado uma das melhores bandas do mundo no gênero, conforme foi constatado nas ocasiões em que se apresentou na Inglaterra (no Festival Beatle Week – em Londres e Liverpool).

A banda já se apresentou em algumas das principais capitais brasileiras; foi responsável por memoráveis shows em homenagem a John Lennon e George Harrison, superproduções que contaram com a participação de coral, orquestra sinfônica e bailarinos. Ficou em cartaz em BH por diversos anos em casas noturnas, tais como o Cabaré Mineiro, Convés, e o Mr. Beef. Já visitou algumas capitais brasileiras e destinos diversos como Comandatuba, Carajás e outros.

Nas comemorações dos 20 anos de carreira (2004), a banda produziu e realizou no Teatro Sesiminas, de Belo Horizonte, um show acompanhado de orquestra de cordas e metais e um espetáculo em formato acústico; encerrando a temporada, um especial pré-natalino em homenagem a John Lennon e George Harrison. Mantendo uma tradição de fechar o ano com shows especiais, realizou, em 2006, homenagem à memória de George Harrison, na passagem dos cinco anos de sua morte; em 2009 foi a vez das comemorações dos 25 anos de carreira, celebrados em temporada no Teatro Alterosa, com programa especial e artistas convidados.

Atualmente, a banda se apresenta periodicamente nas casas do Circuito do Rock, em Belo Horizonte, além de atender convites em casas de shows, eventos e clubes em todo o estado.

Especial George Harrison com a banda Hocus Pocus
02 de dezembro, às 23h59
Local: Circus Rock Bar – Rua Gonçalves Dias, 2010, Lourdes.
Informações e reservas: (31) 3275-4344


Assessoria de Imprensa:
CL Assessoria em Comunicação
Christina Lima e Fernanda Pereira
(31) 3274-8907 / 9981-4897 / 9775-890