quinta-feira, 17 de maio de 2012

UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA


Depois de Brasília e Goiânia, Juiz de Fora é a terceira cidade a receber o programa cultural voltado para as artes cênicas 

Depois da estreia de sucesso em Brasília e após passar por Goiânia, o instigante programa cultural “Uma Questão de Sobrevivência” chega a Juiz de Fora no dia 04 de junho (segunda-feira), no Teatro Pró-Música (Av. Rio Branco, nº 2.329, Centro), para mostrar todas as possibilidades que as artes cênicas oferecem. O projeto, totalmente gratuito e aberto ao público, engloba ações simultâneas que consistem em duas apresentações da vitoriosa peça “Te Quero Como Queres, Me Queres Como Podes”, mostra fotográfica, debate artístico, workshop e uma performance nas ruas.

O projeto foi contemplado pelo PRÊMIO MYRIAM MUNIZ, da Fundação Nacional das Artes 2011 e nasceu a partir da história das personagens da peça, que motivam o público a estender a mão, refletir, dialogar sobre flagelos e carências, por uma questão de sobrevivência. As ações utilizam as mais diversas linguagens do teatro, propondo novas experimentações estéticas, colaborando para a reflexão e o diálogo na sociedade. Além disso, contribui para o crescimento do teatro mineiro sob a ótica da pesquisa e de diferentes formas de comunicação.

Na peça, as atrizes Renata Duarte Dutra e Maria Alice Rodrigues encenam de maneira sensível e emocionante a história de duas meninas moradoras de rua, Catarina e Miranda, consumidoras de crack, que em estado terminal relembram suas vidas pregressas. O texto é de Aristides Vargas, traduzido e adaptado pelo diretor Orlando Orube. Serão duas exibições, às 16h e 20h, no Teatro Pró-Música.



Além de conferir a história de Catarina e Miranda, o público poderá acompanhar a mostra fotográfica, das 16h às 21h, que será exibida no foyer do teatro. Sob o olhar atento e singular do fotógrafo Marcílio Gazzinelli, serão reveladas 23 imagens de bastidores junto ao resultado nos palcos. A exposição foi idealizada por Marcílio Gazzinelli e pela MBYÁ Produções, que também assina a curadoria.

Workshop e performance

Outro destaque é o workshop “O Teatro Latinoamericano e seu Engajamento Social”, voltado para a classe artística, que acontece às 18h, no Fórum da Cultura (Rua Santo Antônio, 1.112, Centro). Ministrado pelo diretor do espetáculo, a ideia é contemporaneizar o teatro, mostrando que hoje ele se manifesta de forma diferente de 15 anos atrás. O desafio é a tarefa de elaboração do teatro, capaz de informar, formar, ilustrar para todo tipo de público. Com carga horária de 2 horas, serão disponibilizadas vagas para a oficina, cujas inscrições serão feitas pelo e-mail producao@mbya.com.br. Atividade sujeita à lotação.

Jovens, vítimas da omissão, da violência e do vício, vivendo em um completo exílio. Quantos vivem no submundo? Partindo desse questionamento, o elenco da peça convida o público para uma performance no Parque Halfeld, às 14h. Criada a partir de uma Passeata Pacífica, dirigida por Orlando Orube e realizada no na Orla de Ipanema (Rio de Janeiro), as atrizes Renata Duarte Dutra e Maria Alice Rodrigues se juntaram a outros 50 artistas mirins e convidaram populares a caminharem juntos, de mãos dadas, a favor da vida.

Sobre a peça 
A peça mostra uma atuação impactante das atrizes Renata Duarte Dutra e Maria Alice Rodrigues, que encenam de maneira sensível e emocionante a história de duas meninas moradoras de rua. Catarina e Miranda, consumidoras de crack em estado terminal relembram suas vidas pregressas. Vindo de uma família desestruturada, com a mãe omissa e ausente, o pai violento que as jogou na rua, tudo isso em meio a fantasias poéticas próprias de meninas que poderiam ter tido um futuro promissor.

O texto, que repousa essencialmente na força da interpretação das atrizes, é de Aristides Vargas, traduzido e adaptado pelo diretor Orlando Orube, e propõe uma encenação simples, ágil e despojada. Para compor os personagens, elas realizaram laboratório e fizeram acompanhamento vocal e corporal, a fim de levar às cenas personagens mais próximas da realidade.

A montagem tem início a partir de um filme de seis minutos, que apresenta ao público o ambiente e o contexto em que se passa a história. Dessa forma, em um espetáculo multimídia, o curta metragem também serve de cenário aliado à reprodução de uma calçada e a pequenos objetos. O ambiente se transforma a cada cena por meio da luz criada por Pedro Pederneiras, onde acontecem todas as reflexões, delírios, diálogos e fantasias das personagens. A trilha sonora de Tatá Sympa completa a ambientação, dando ritmo ao espetáculo.

SERVIÇO “Uma Questão de Sobrevivência”
- Exibição da peça “Te Quero Como Queres, Me Queres Como Podes”
Datas: 04 de junho, segunda
Horário: 16h e 20h
Local: Teatro Pró-Música (Avenida Rio Branco 2329, Centro)
- Performance "Uma questão de Sobrevivência"
Data: 04 de junho, segunda
Horário: 14h
Local: Parque Halfeld
- Workshop com Orlando Orube
Data: 04 de junho, segunda
Horário: 18h
Local: Fórum da Cultura (Rua Santo Antônio, 1112, Centro).
Inscrições: producao@mbya.com.br
- Mostra Fotográfica
Data: 04 de junho, segunda
Horários: De 16h às 21h
Local: Foyer do Teatro Pró-Música
Informações: producao@mbya.com.br ou
projetoumaquestaodesobrevivencia.blogspot.com


Assessoria de ImprensaCL Assessoria em Comunicação: (31) 3274-8907