quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MIGUEL GONTIJO ESTREIA EXPOSIÇÃO E LANÇA LIVRO NO MUSEU INIMÁ DE PAULA


Mostra se inspira no livro de Umberto Eco, "Kant e o Ornitorrinco"

A partir desta quinta-feira (25/10), às 19 horas, estará em cartaz, no Museu Inimá de Paula, a mostra “Miguel e o Ornitorrinco”, que reúne desenhos e pinturas do premiado artista plástico mineiro Miguel Gontijo. Paralelo à exposição, o artista lançará seu livro de texto e imagens, “Miguel e o Ornitorrinco”, idealizado e produzido por Robson Soares, através da V&M do Brasil.

Mesmo reconhecendo a incapacidade da pintura contemporânea de equacionar e resolver seus problemas nestes momentos em que vivemos, Miguel Gontijo tem manifestado grande confiança neste meio expressivo. Sua pintura não é uma mera representação da realidade, mas uma inspiradora recriação onde se conjugam a história, os mitos e as lendas, elaborados em superfícies diversas, e por outros procedimentos experimentais. Com humor, ironia e sarcasmo, suas pinturas nos levam a várias sequências privilegiadas da história, fazendo um relato dinâmico do nosso mundo.



Em julho deste ano, o artista apresentou, com sucesso, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a série de pinturas intituladas “Miguelianas”, onde ele viaja através dos olhos dos profetas de Congonhas a vasculhar as novas realidades mineiras. Agora, para o Museu Inimá, Miguel Gontijo nos apresenta um mundo em pedaços, à procura de um todo.

MIGUEL E O ORNITORRINCO são desenhos\pinturas, que se norteiam através do livro de Umberto Eco: Kant e o Ornitorrinco. O artista, ao usar um fragmento de um texto de Umberto Eco, nos conduz ao seu universo criativo, dizendo: “(...) Posto que o ornitorrinco seja um animal e não uma ilusão dos sentidos, nem uma criatura dos infernos, eu, Miguel, a fim de resolver a minha crise de identidade, fiz esses quadros procurando saber de Kant, de Eco e, principalmente, de ornitorrincos”.
Serviço
MIGUEL E O ORNITORRINCO
Abertura: 25 de outubro, quinta-feira
Horário: 20 horas.
Local: Museu Inimá de Paula (Rua Bahia, 1201 – Centro)
Curadoria: Robson Soares