quinta-feira, 25 de junho de 2009

REDE TEIA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE 22 DE JUNHO A 5 DE JULHO


Caravana cultural promove atividades em Carbonita, Dionísio, Marliéria, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros e Senador Modestino Gonçalves

De 22 de junho a 5 de julho, as cidades de Carbonita, Dionísio, Marliéria, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Senador Modestino Gonçalves vão receber oficinas, encontros de arte educação, núcleos de investigação teatral e espetáculos da Rede TEIA - Experimentação e Investigação em Artes Cênicas.

Carbonita recebe o Núcleo de Investigação Teatral “Do Treinamento Psicofísico do Ator ao Espetáculo de Rua” (até setembro) e o espetáculo “Circo do Lixo” (dia 27 de junho). A cidade contará também com a Oficina de Capoeira e Maculelê com Verônika Santos, às segundas, terças, quintas e sextas; e a Oficina de Percepção Musical com Zé Cocada, às terças, quintas e sextas (em datas não coincidentes das demais oficinas).

Em Dionísio, acontece o Quinto Encontro do Núcleo Arte e Educação (22 e 23 de junho), o Workshop do Grupo Divina Comédia (24 de junho), apresentação do espetáculo “Divina Comédia” (25 de junho) e o Núcleo de Investigação do Grupo Teatro Kabana (30 de junho a 31 de julho). Em Marliéria, será realizada uma apresentação do espetáculo “Circo do Lixo” (dia 4 de julho).

São José do Goiabal será palco de uma apresentação da peça “Divina Comédia” (26 de junho), do Workshop do Grupo Divina Comédia (27 de junho) e do espetáculo “Circo do Lixo” (5 de julho). Em São Pedro dos Ferros acontece uma sessão do espetáculo “Circo do Lixo” (3 de julho). E em Senador Modestino Gonçalves será apresentado o espetáculo “Circo do Lixo” (26 de junho).

A Rede TEIA 2009 é realizada em parceria com o Grupo Teatro Atrás do Pano, o Grupo Trama de Teatro, a Cia Drástica, o Grupo Teatro Kabana e a Divina Comédia. O patrocínio do projeto é da ArcelorMittal Florestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A coordenação geral é de Nelson Bambam Jr.

Sobre o patrocinador: ArcelorMittal Florestas
Dar apoio a projetos de desenvolvimento cultural é um dos fundamentos da política de responsabilidade social da ArcelorMittal Florestas. Dessa forma, a empresa acredita contribuir para a valorização da comunidade e da cultura local. Estas características foram encontradas na Rede TEIA. Além de desenvolver ações de formação artística para fortalecer a produção local, o projeto incentiva a manifestação cultural convidando artistas locais a se apresentar e fazer parte dessa rede de experiências.

A política de responsabilidade social da ArcelorMittal Florestas foi baseada no resultado de um diagnóstico participativo em suas comunidades vizinhas. Com o apoio da Fundação ArcelorMittal Brasil, várias parcerias estão sendo firmadas com entidades locais e governos municipais para a realização da Rede TEIA em diversos municípios, o que reforça o compromisso de trabalho em benefício da comunidade.

Rede TEIA
A Rede TEIA é um projeto cultural e educativo que como objetivo promover a circulação e reflexão cultural entre vários projetos, visando a interlocução e a integração entre grupos de teatro, a comunidade acadêmica de diversas regiões de Minas Gerais.

Desde 2004, a Rede TEIA atua em Minas Gerais, promovendo apresentações de espetáculos de teatro, além de palestras e oficinas, sempre ao lado de grupos e professores locais convidados. Vale ressaltar a importância dos grupos locais nas atividades, pois essas parcerias formam essa rede de idéias e iniciativas.

Essa rede de circulação, reflexão e formação tece, a cada edição, novos ajuntamentos entre grupos de teatro, escolas, professores e a população em geral, em várias regiões de Minas Gerais – numa verdadeira teia de ações.

A Rede TEIA acredita que essa organização possibilita as artes cênicas retomar sua função social de transformar e formar, através de uma atitude responsável, indo além da simples e passageira diversão.

Em 2009, o projeto promove até o mês de setembro workshops, sessões de espetáculos e Núcleos de Arte e Educação nas cidades de Dionísio, Marliéria, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Carbonita e Senador Modestino Gonçalves. A programação é gratuita e tem o patrocínio da ArcelorMittal Florestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A coordenação geral é de Nelson Bambam Jr. O Grupo Teatro Atrás do Pano, o Grupo Trama de Teatro, a Cia Drástica, o Grupo Teatro Kabana e a Divina Comédia são parceiros nesta empreitada.
Baixe a programação - 22 de junho a 5 de julho

Assessoria de Imprensa – CL Assessoria em Comunicação: (31) 32748907