terça-feira, 13 de abril de 2010

Festival do Teatro Brasileiro abre maratona de apresentações em BH com espetáculo de Gero Camilo



Cleide, Eló e as Peras faz somente duas exibições no Teatro Alterosa nesta quarta e quinta (14 e 15/04), às 21h



Três textos extraídos do livro “A Macaúba da Terra”, de Gero Camilo, originaram a peça Cleide, Eló e as Peras, que é interpretada e dirigida pelo próprio autor cearense. O espetáculo narra as típicas confusões provocadas pela paixão. Na primeira parte, uma mulher expõe as dores de um amor frustrado. Em seguida, o ator seduz e faz rir como o apaixonado vigia de fábrica Ernesto. Por fim, os personagens de Gero e da versátil Paula Cohen se encontram. Com o preço para lá de acessível de R$5,00 (meia-entrada), a peça faz apresentações no Teatro Alterosa (Av. Assis Chateaubriand, 499 - Floresta) nesta quarta e quinta (14 e 15/04), às 21h.



Gero Camilo é um novo expoente da dramaturgia contemporânea, com peças de sucesso de crítica e público como “Aldeotas” (quatro indicações ao Prêmio Shell), “A Procissão”, “Entreatos” e “Bastianas”. No cinema, participou de filmes como “Bicho de Sete Cabeças”, “Cidade de Deus”, “Carandiru” e “Man on Fire”, com Denzel Washington. Os textos de Gero vão na contramão dos excessos cênicos que caracterizam o teatro brasileiro nos últimos dez anos, o que resgata definitivamente o ator como centro da ação, sobre a qual age a dramaturgia. Isso tem gerado no público certo arrebatamento, devido ao frescor de voltar a ver o teatro essencial.


O evento

O Festival do Teatro Brasileiro (FTB) tem como um dos seus objetivos divulgar a produção teatral brasileira para os brasileiros. A cada etapa, um estado tem a chance de conhecer a produção cultural realizada em outro estado. O FTB, que está em sua décima edição, conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Ministério da Cultura / Governo Federal.

Belo Horizonte, Betim e Sabará receberão a programação do FTB, que é composta por apresentações de espetáculos em teatros e espaços abertos, realização de uma mostra de vídeo-dança e diversas oficinas técnicas. Todas as atividades são gratuitas; exceto quando apresentadas em teatro (ingresso ao preço popular de R$5,00 meia-entrada).

Ao todo, serão apresentados 15 espetáculos (drama, infantil, comédia, bonecos, teatro de rua, humor e dança), uma mostra de vídeo dança, em que serão exibidas 29 produções e cinco oficinas técnicas, todas gratuitas e com inscrições através do site www.alecrim.art.br.


Festival do Teatro Brasileiro – Cena Cearense, etapas Minas Gerais e Espírito Santo

12 de abril a 02 de maio de 2010


Assessoria de Imprensa em MG:

CL Assessoria – (31)3274-8907 begin_of_the_skype_highlighting              (31)3274-8907      end_of_the_skype_highlighting

Christina Lima (9981-4897) e Marcos dos Anjos (9999-8922)

christina@christinalima.com.br e redacaocl4@christinalima.com.br