terça-feira, 27 de abril de 2010

FITO 2010 chega a BH

Durante quatro dias, 13 grupos de seis países prometem encantar mineiros transformando

diversos seres inanimados em grandes personagens dramáticos.

Um saca-rolha gigante que se move com graciosidade e se transmuta em bailarina, leques que adquirem o traquejo de pavões, torneiras que pingam e nos fazem lembrar um velhinho que derrama lágrimas. Estas são algumas das soluções inusitadas que poderão ser conferidas durante o Festival Internacional de Teatro de Objetos (FITO), uma realização gratuita do Serviço Social da Indústria (SESI-MG/ FIEMG), que acontecerá entre os dias 06 e 09 de maio (quinta a domingo), das 16 às 22 horas, na Serraria Souza Pinto, no Centro de Belo Horizonte.



Pouco explorada no Brasil, a modalidade de Teatro de Objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. Esta será a segunda edição do FITO em Belo Horizonte, que foi a primeira cidade no país a sediar o festival, em setembro de 2009. Desde então, o projeto percorreu as cidades de Porto Alegre (RS) e Manaus (AM), sempre com excelente receptividade do público.

No total, o festival irá promover 75 apresentações com 13 companhias oriundas do Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha, França e Holanda. Entre os destaques desta edição, a apresentação do artista Tom Zé com o espetáculo ‘Música / Contramúsica’, acontece no sábado, 08 de maio, às 21h30.

O projeto, idealizado por Lina Rosa, promove a democratização da cultura sob um formato inteligente e único. “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia”, explica.


Para sediar o FITO, uma estrutura cenográfica especial, além de teatros climatizados, minissalas de espetáculos e cenografia interativa, será montada na Serraria Souza Pinto.

O ambiente terá quatro salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas e uma quarta com capacidade para 50 espectadores.

O local também irá abrigar tendas de alimentação e cenografia interativa onde os visitantes poderão manipular objetos gigantes, com a ajuda de arte-educadores, e espaço cenográfico para cliques do público. O evento comporta milhares pessoas ao longo dos quatro dias. Além das apresentações (vide programação abaixo), o festival inclui ainda oficinas profissionais, feira de objetos e o espaço Fito Foto.


Para saber mais: www.fitofestival.com.br

Para vídeos - http://www.youtube.com/fitofestival

Twitter: @fitofestival


Confira as principais atrações do FITO:

Desfile Performático – na abertura e no fechamento do FITO, o público vai se deparar com uma banda local e dez objetos gigantes que estarão espalhados pelo espaço fazendo evoluções. Entre as atrações, uma pistola irá rodopiar e disparar balas-guloseimas coloridas, um isqueiro aceso será perseguido por um extintor, uma camiseta será paquerada por um ferro de passar que solta fumaça ao encostar-se a ela, e um par de tênis tentará escapar de um desodorante aerossol que solta spray perfumado.

Cenografia Interativa - Uma exposição interativa de objetos permitirá ao público manipular objetos gigantes com a ajuda de arte educadores. Entre os objetos, um abajur que adormece e um despertador que toca a toda hora; três secadores de cabelo cantores; um grande aquário com objetos sendo manipulados de forma inusitada; bailarinas em formato de saca-rolhas gigantes que rodopiam manipulados por uma manivela; lâmpadas de diversos tamanhos e cores que dançam e se movimentam como plantas;


Espetáculos – treze grupos do Brasil, Alemanha, Argentina, França, Espanha e Holanda promoverão 75 apresentações ao longo do FITO em quatro salas com capacidade para até 200 pessoas. As apresentações serão entre 16h e 21h30.


Fito Mostra Viva - performances curtas realizadas por atores em quatro minissalas para pequenos grupos. Após finalizada a performance, o ator explicará ao público fundamentos básicos do teatro de animação de objetos e convidará alguns espectadores a participar da cena.

Fito Feira - mostra de objetos interessantes ou inusitados, além de antiguidades, que poderão ser adquiridos pelos visitantes.


Foto Fito – Espaço interativo cenográfico onde o público será fotografado ao ‘bailar’ com um cabideiro. À disposição dos visitantes, há uma série de chapéus que vão dar característica ao cabideiro / parceiro de dança. O visitante leva para casa como lembrança a foto impressa.


Estande SESI/ FIEMG – Neste estande, o visitante poderá conferir obras de arte e performances feitas a partir de objetos da indústria



Assessoria de Imprensa:

CL Assessoria em Comunicação – (31) 3274-8907

Christina Lima e Fernanda Pereira