segunda-feira, 19 de abril de 2010

Monólogo que retrata a vida dos travestis é destaque no Festival do Teatro Brasileiro – Cena Cearense



Pela primeira vez na região Sudeste, Uma Flor de Dama faz duas apresentações no Teatro João Ceschiatti, neste sábado e domingo (24 e 25/04)

Com o conto Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu, em mãos, o ator Silvero Pereira mergulhou na vida dos travestis do Ceará para entender e transformar em monólogo o submundo do sexo, da solidão, AIDS e discriminação. Para tanto, ele não apenas acompanhou o cotidiano dos travestis, mas se transformou em um durante seu laboratório para composição do personagem. Foi a partir dessa intensa convivência e imersão que nasceu a peça Uma Flor de Dama, que está na programação do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Cearense – e será apresentada no Teatro João Ceschiatti, neste sábado e domingo (24 e 25/04), às 21h.

Durante o monólogo, o público é convidado a passar uma noite com uma travesti, ver como ela vive, ver cada parte da sua noite, da sua profissão e dos seus prazeres sem a carga de preconceito imposta pela sociedade. O objetivo é encará-lo como ser humano que também luta por amor e vida, além de questionar assuntos como HIV, política, preconceito, sociedade e escolhas.

Considerados minorias, os travestis sofrem constantemente o preconceito da sociedade, tanto no meio familiar como educacional e profissional. A não aceitação da família provoca a saída de casa. Consequentemente, eles deixam de estudar e para se manterem precisam urgentemente de trabalho. No entanto, são poucos os que conseguem uma carreira profissional por conta da falta de qualificação. Deste modo, são empurrados para a prostituição.

O espetáculo Uma Flor De Dama foi construído a partir do conto Dama Da Noite, de Caio Fernando Abreu; do livro Engenharia Erótica, de Hugo Denizart, e de pesquisas e entrevistas com travestis cearenses num trabalho de campo do ator Silvero Pereira. Assim, descobriu-se uma carência nesses travestis, tanto afetiva como de trabalho, que se perdem em meio às ruas e noites de prostituição. Deste modo, o espetáculo vem questionar até que ponto uma sociedade conservadora e cheia de paradigmas colabora para essa marginalização e que mecanismos políticos, educacionais e sociais são necessários para dar maior dignidade a estas pessoas que sofrem diariamente com o preconceito.

Esse trabalho de imersão na vida dos travestis também forneceu material para que Silvero criasse as peças Cabaré da Dama e Engenharia Erótica – Fábrica de Travestis (www.fabricadetravestis.com.br).

Uma Flor de Dama – Direção e interpretação de Silvero Pereira

Festival do Teatro Brasileiro – Cena Cearense

Local: Teatro João Ceschiatti (Avenida Afonso Pena 1.537, Centro)

Data: 24 e 25/04, sábado e domingo, às 21h.

Preços: (R$ 10,00 inteira; R$ 5,00 meia-entrada)

Festival do Teatro Brasileiro – Cena Cearense, etapas Minas Gerais e Espírito Santo

12 de abril a 02 de maio de 2010

Assessoria de Imprensa em MG:

CL Assessoria – (31)3274-8907 begin_of_the_skype_highlighting              (31)3274-8907      end_of_the_skype_highlighting

Christina Lima (9981-4897) e Marcos dos Anjos (9999-8922)

christina@christinalima.com.br e redacaocl4@christinalima.com.br