quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Festival Internacional de Corais homenageia Milton Nascimento

De 17 a 26 de setembro de 2010, cerca de 150 corais de todo o Brasil e exterior encantarão Minas Gerais em uma festa única em diversidade cultural e sonoridade.



De 17 a 26 de setembro, Minas Gerais sedia um dos maiores encontros de corais nacionais e internacionais da América Latina: o Festival Internacional de Corais, que, este ano, homenageia o grande ícone da música mineira Milton Nascimento. Serão cerca cinco mil vozes se apresentando em 60 locais públicos, abrangendo, além da capital, as cidades de Alfenas, Brumadinho, Contagem, Itabira, Itabirito, Lagoa Santa, Mariana, Matozinhos, Ouro Preto, Pará de Minas, Sabará, Santa Luzia, Três Pontas e Vespasiano.

Esta é a oitava edição do FIC, que já faz parte do calendário cultural de Minas Gerais e do País, propiciando intercâmbio entre artistas, coralistas e maestros de diferentes partes do mundo e o público em geral. A programação está maior e mais abrangente, contemplando mais cidades do interior de Minas e contando com a participação de quase 150 corais e mais convidados especiais. Além dos grupos vindos das cidades mineiras, participam atrações de quinze estados brasileiros e também da Colômbia, Costa Rica, Equador, Itália e Venezuela.

Somado ao repertório próprio trazido pelos corais, cada apresentação terá um momento especial com a participação de grandes nomes da música brasileira. Dentre os artistas convidados, estão Beto Guedes, Demônios da Garoa, Fernando Brant, Geraldo Azevedo, Lô Borges, Sá e Guarabyra, Wilson Sideral, Tavinho Moura, Telo Borges, Túlio Mourão, Tutuca e Tunai. Os shows acontecem logo após as apresentações dos corais, com entrada franca.

No encerramento do FIC haverá um show Tributo a Milton Nascimento, no dia 25 de setembro, e grand finale com mais de mil vozes cantando juntas no dia 26, na Serraria Souza Pinto .

A programação do evento inclui também palestras e oficinas direcionadas a crianças, adolescentes e adultos interessados na arte do canto coral, Milton Nascimento e no universo musical em geral. O objetivo é proporcionar a difusão, integração, incentivo, desenvolvimento e fortalecimento de laços entre corais regionais, nacionais e internacionais. A curadoria e coordenação do Festival são do maestro Lindomar Gomes.