Principal iniciativa em Minas Gerais focada na música instrumental experimental, o Pequenas Sessões é definido como “um projeto de intercâmbio de música livre independente”. Idealizado pelo músico mineiro Daniel Nunes, em 2008, e realizado através de seu selo musical, La Petite Chambre, tem como objetivo reunir artistas que não se prendem a conceitos estéticos pré-estabelecidos e experimentam diferentes linguagens e formatos para a produção artística. Essa é a base para se buscar entender os trabalhos de M. Takara 3 (SP), Ruído/mm (PR), Porto (SP), dos mineiros Lise e Constantina e do argentino Juan Stewart, que compõem a programação (gratuita) do Pequenas Sessões, projeto integrante do Conexão Vivo 2010.
Após três edições realizadas no espaço cultural Minueto, em BH, apresentando ao público mineiro artistas nacionais e internacionais em shows e oficinas, o Pequenas Sessões estreia novo formato em 26 de agosto (quinta-feira), às 20 horas, no famoso Teatro Municipal da cidade histórica de Sabará com shows do paulista M. Takara 3 e da banda belorizontina Constantina. Nos dias seguintes o festival será realizado no Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, em BH, com shows do mineiro Lise e Porto (SP), no dia 27, e no dia 28 de agosto com nova apresentação do Constantina e a estreia em palcos mineiros dos curitibanos do Ruído/mm. No dia 29, domingo, o festival retorna ao Teatro Municipal de Sabará para encerrar com o projeto Lise + L_ar (MG), com participação do multiinstrumentista mineiro Barulhista, e a apresentação do argentino Juan Stewart, a partir das 17 horas.
Esta é a fase final do Pequenas Sessões 2010, que também viabilizou a circulação das bandas Constantina e Lise por três cidades de MG e a realização de oficinas de capacitação em produção em novas mídias pelo interior do Estado. Mais informações sobre o projeto no portal www.conexaovivo.com.br e no site oficial do Pequenas Sessões - pequenassessoes.net .
SOBRE OS ARTISTAS
Considerado um dos principais representantes do pós-rock no Brasil, o Constantina (constantina.art.br) vai além do gênero e realiza experimentos musicais que caminham por estilos tão distintos quanto o rock alternativo, afrobeat ou congado. Com quase 7 anos de formação e quatro CDs lançados (um deles, virtualmente), a banda prepara o lançamento de seu novo álbum, o primeiro com a nova formação (septeto), apontando para novas possibilidades em sua proposta.
>> constantina.art.br / constantina.conexaovivo.com.br
Com influências de Eno, Air e Tiersen, o músico e produtor argentino Juan Stewart, ex-integrante do grupo Jaime sin tierra, cria trilhas que misturam estruturas minimalistas e paisagens de beleza extraordinária. Juan colaborou em diferentes ocasiões com o novo cinema argentino, participando das trilhas de Nadar Solo e Como un Avión Estrellado, dirigidos por Ezequiel Acuña, e Mercano, el marciano, de Juan Antín. Tem 4 CDs lançados, nos quais caminha pela música ambiente, eletroacústica e pós-rock. Los días, seu último trabalho, dirige todas as atenções para o piano, acompanhado somente de uma loop station.
Lise + L_ar é a união dos trabalhos artísticos do músico Daniel Nunes (Lise) e do artísta visual Leandro Araújo (L_ar). Juntos desenvolvem trabalhos que vão além da música, criando obras de software-arte, web-arte e outras vertentes artísticas. Entre suas parcerias está o premiado projeto Reações Visuais, no qual executam interpretações audiovisuais das paisagens sonoras das cidades. Em 2009 foi lançado o primeiro EP do Lise, intitulado Quando voltar termino.
>> myspace.com/projetolise / lise.conexaovivo.com.br
>> lar.li
M. Takara 3 é o projeto do multiinstrumentista Maurício Takara, membro do Hurtmold e parceiro de artistas como Marcelo Camelo, Nação Zumbi e Cidadão Instigado. Retornando de uma turnê nos Estados Unidos (que incluiu uma apresentação no festival South by Southwest, conhecido como um dos maiores do mundo), Takara apresentará pela primeira vez em MG as músicas de seu novo álbum (o quinto de sua carreira), Sobre todas e qualquer coisa.
>> mtakara.com
Porto é o trabalho solo do irriquieto baterista Richard Ribeiro, membro das bandas SP Underground, Marcelo Jeneci, Bodes&Elefantes e Dudu Tsuda, além de parceiro de artistas como Naná Vasconcelos, Cidadão Instigado e PexbaA. No Porto, alia elementos do jazz, rock alternativo e eletrônica experimental, sempre marcados pela improvisação e virtuosismo (como demonstrado ao tocar bateria e metalfone simultaneamente, enquanto ainda dispara bases eletrônicas pré-programadas).
Formada em 2003, a banda curitibana Ruído/mm (pronuncia-se “ruído por milímetro”) não nega o nome: vai de calmas texturas a explosões ruidosas em misturas que unem psicodelia, jazz, pós-rock e até punk. Com três CDs lançados e preparando o próximo, o quinteto já foi elogiado por artistas do nível de David Byrne (ex-Talking Heads), que os classificou como uma das bandas mais interessantes da atualidade.
>> myspace.com/ruidopormilimetro / ruidomm.conexaovivo.com.br
SERVIÇO
PEQUENAS SESSÕES
Dia 26, quinta-feira, 20h30
Shows: M. Takara 3 (SP) e Constantina (MG)
Local: Teatro Municipal de Sabará (Rua Dom Pedro II, n400, centro histórico de Sabará)
Dia 27, sexta-feira, 20h30
Shows: Porto (SP) e Lise (MG), participação: Dedig (MG)
Local: Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Praça da Liberdade n21, Savassi, Belo Horizonte)
Dia 28, sábado, 20h30
Shows: Ruído/mm (PR) e Constantina (MG)
Local: Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Praça da Liberdade n21, Savassi, Belo Horizonte)
Dia 29, domingo, 17 horas
Shows: Juan Stewart (Argentina) e Lise + L_ar (MG), participação: Barulhista (MG)
Local: Teatro Municipal de Sabará (Rua Dom Pedro II, nº400, centro histórico de Sabará)
Todos os shows têm entrada franca.
SOBRE A VIVO
A Vivo (Bovespa: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV), é a líder do mercado de telecomunicações móveis no Brasil desde sua criação, em abril de 2003, com mais de 52 milhões de clientes. A empresa tem consistentemente se destacado em todos os indicadores de desempenho e qualidade avaliados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A Vivo acredita que na sociedade em rede, o indivíduo vive melhor e pode mais. Por isso, tem como missão criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida.
Na área de responsabilidade socioambiental, a Vivo desenvolve projetos como o pioneiro programa de reciclagem de aparelhos celulares, baterias e acessórios, que já coletou mais de dois milhões de itens. Por meio do Instituto Vivo, a empresa investe em iniciativas em rede voltadas à educação através de novas formas de aprendizagem e à causa da inclusão de pessoas com deficiência. Na área cultural, a empresa promove iniciativas artísticas coletivas e antenadas com o que há de mais inovador no campo da música, das mídias móveis, do teatro e da experimentação artística.
Assessoria de Imprensa MG:
CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274 8907
Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 9981 4897
Luciana d’Anunciação – luciana@christinalima.com.br – (31) 9775 8907
Assessoria de Imprensa - Vivo
A4 Comunicação
Bárbara Veríssimo – barbara.verissimo@fornecedores.vivo.com.br – (11) 74202803 # (11) 99173069
Taís Lobo – tais.lobo@vivo.com.br – (11) 7420 1286 # (11) 7337 5353
Gerente de Imprensa
Fernanda Ferraz – fernanda.ferraz@vivo.com.br – (11) 7420-1621