quinta-feira, 28 de abril de 2011

Celtic Legends em única apresentação no Palácio das Artes

O folclore e a cultura irlandesa chegam a Belo Horizonte, no dia 8 de maio, às 20h, com o espetáculo Celtic Legends, uma superprodução com bailarinos e músicos que, desde muito cedo, conheceram a técnica e a tradição irlandesa. Depois de realizar mais de 600 apresentações pela Europa, em países como França, Suíça, Irlanda, Luxemburgo, entre outros, somando mais de mil apresentações em todo o mundo, o espetáculo chega ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes para apresentação única.

Criado em 2002, nas colinas de Connemara, na Irlanda, o Celtic Legends vem difundindo a cultura musical e a dança irlandesa pelos quatro cantos do mundo. O show é inteiramente composto de música ao vivo, dança e sons, que remetem à história do país, sua cultura, sua terra e seus pubs, gerando uma atmosfera vibrante e contagiante. O show tem uma grande relação com os sons celtas, galgos e asturianos e, ainda, com a Bretanha francesa. Atualmente, conta com duas companhias, uma delas sediada no Canadá.

Atualmente, a dança irlandesa tem vivenciado um surpreendente ressurgimento e, consequentemente, sofrendo influências de outras culturas. No entanto, este espetáculo é a cultura irlandesa pura. No palco, o Celtic Legends recria de forma surpreendente a dança, mantendo as partes que lhe são essenciais. O resultado é um show vivaz, com elenco criativo e dinâmico, que leva o público à sensação de estar realmente vivenciando a cultura irlandesa.

O espetáculo congrega jovens artistas de Belfast, Dublin e Galway, que conjugam, durante quase duas horas, ritmos frenéticos e a melancolia das baladas irlandesas. Os bailarinos se apresentam em cena com muito ritmo e vibração, em uma velocidade alucinante. A maioria deles são vencedores de diversos prêmios internacionais e percorreram o mundo em companhias, tais como Riverdance e Lord of the Dance.

Tão importante quanto o corpo de baile é o grupo musical, integrado por experientes músicos, com seus instrumentos tradicionais, imprescindíveis para que a música celta soe tal e qual é composta. São eles: o frenético violino; o “bodhran”, instrumento musical de percussão irlandês, feito de couro, que se assemelha a um tamborim; e o melancólico “uileann”.

A coreografia é assinada por Ger Hayes, mundialmente conhecido por ser o solista do Lord of the Dance, de Michael Flatleys. Após percorrer o mundo com esta companhia, Hayes queria criar um estilo de dança irlandês mais essencial, vital e excitante e, assim, aproveitou a oportunidade para se juntar ao Legends. Ele criou coreografias tradicionais com base no som ao vivo que a banda mostra no palco. As coreografias do grupo são complementadas por artistas solos, que são as estrelas do espetáculo.

A diretora musical, Liz Knowles, é conhecida internacionalmente como uma das melhores violinistas do mundo. Ela foi o primeiro violino do Riverdance e do The Pirate Queen na Broadway, participou da banda tradicional Cherish the Ladies, toca regularmente com a Cincinnati Pops Orchestra e já gravou com Don Henley, Cole Paula e Ensemble Gallelei.

http://www.midiorama.com.br/works/news/4380/celtic-legends/

http://www.youtube.com/watch?v=h-vGH-jJG9M