quarta-feira, 8 de agosto de 2012

“Aqui Jazz” apresenta Affonsinho e a banda Take Five na Praça da Liberdade


Projeto é realizado há oito anos e leva música de graça para os espaços públicos da capital mineira

Um dos projetos culturais mais charmosos de Belo Horizonte, o Aqui Jazz realiza sua quinta temporada 2012, no dia 26 de agosto (domingo), na Praça da Liberdade, a partir das 11 horas, com entrada franca. O público será embalado pelo som da banda Take Five, formada pelos músicos Ricardo Penido (trompetista), Matteo Ricciardi (saxofonista), Bruno Vellozo (contrabaixista), Leo Lana (bateria e percussão) e Walner Casitta (piano), que vão apresentar grandes hits nacionais e internacionais do jazz e da música instrumental brasileira.

Além do quinteto, o Aqui Jazz terá uma participação especial. O cantor e compositor Affonsinho é o convidado da vez e irá interpretar canções de Chico Buarque, Tom Jobim, Bart Howard, Cole Porter e Stevie Wonder. Ao lado do Take Five, o músico fará releituras de clássicos como “Tatuagem”, “Samba do Grande Amor”, “Deixa a Menina”, “A Rita”, “Fly Me to the Moon”, “Night and Day”, “You Are The Sunshine Of My Life” e outras. Um dos compositores mais requisitados pelas novas intérpretes, incluindo Aline Calixto e Marina Machado, Affonsinho define seu som como bossa pop com o “feeling” de blues, por não abandonar a guitarra, seu instrumento principal.



Somente este ano o Aqui Jazz passou pelas praças Duque de Caxias, Íria Diniz, JK, pelo Parque Municipal e contou com as participações dos cantores Renato Motta, Selmma Carvalho, Kadu Vianna e Carla Villar. Uma de suas características é a presença de um belíssimo Cadilac 1974, que faz parte da frota de veículos do Parque Renascer, e compõe o cenário de todas as apresentações.

Oito anos de Aqui Jazz
Realizado através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, numa iniciativa do Parque Renascer e Bosque da Esperança, o evento é produzido há oito anos e tem como objetivo divulgar, gratuitamente, música de qualidade interpretada por artistas mineiros, em espaços públicos de Belo Horizonte e região metropolitana.

Outro patrocinador é o Funeral House, inaugurado em 2011, é um grande apoiador de projetos e eventos culturais. Promoveu o lançamento do livro “Velórios Inusitados”, do escritor e jornalista Mário Marinho. Recentemente, patrocinou o sucesso do dramaturgo mineiro Pedro Paulo Cava, a adaptação do clássico de João Cabral de Melo Neto, “Morte e Vida Severina”. 

Incentivo à Cultura
Desde sua fundação, em 2000, o Parque Renascer apoia as artes mineiras nas suas variadas manifestações. Patrocinou o lançamento do livro “Dizendo Adeus”, do professor e doutor Evaldo A. D’Assumpção; a exposição de fotografias da jornalista Liliane Rosa, intitulada “Cemitérios e a montagem teatral “Andar de Cima – Uma Comédia pra Amigos do Peito”, com o ator e diretor Luiz Arthur. Também realizou a exposição “Anjos de Igreja”, da fotógrafa Izabel Chumbinho; foi um dos apoiadores do espetáculo teatral Mulheres de Hollanda”, promoveu o lançamento do livro “Os Comes e Bebes nos Velórios das Gerais”, da escritora Déa Rodrigues da Cunha Rocha, e patrocinou e lançou o curta Revertere ad locum tuum, do diretor Armando Mendz.

Affonsinho
Cantor, compositor, instrumentista, produtor e ator (foi o César Prates na minissérie JK, da TV Rede Globo), na década de 80 foi um dos fundadores do grupo Hanói Hanói (dos hits “Totalmente Demais” e “Rádio Blá”). É autor de “Gentil Loucura”, primeiro sucesso do Skank (ele foi professor de guitarra de Samuel Rosa). Também é dele “Enfeitiçado”, que ficou famosa na voz de Aline Calixto, e “Vagalumes” e “Disco Voador”, destaques do disco mais recente de Marina Machado (“Tempo Quente”, lançado pelo selo de Milton Nascimento). Aliás, não é de hoje que as cantoras descobriram o talento deste compositor, um dos mais requisitados pelas novas intérpretes.

Affonsinho estudou na famosa Berklee College of Music (Estados Unidos) e é considerado um dos melhores guitarristas do Brasil. Foi eleito o melhor instrumentista do Festbelô 2000 e agraciado com o Troféu ProMusica, na categoria melhor cantor. Lançou em 2011 “Zague Zeia”, com 11 faixas autorais, todas inéditas, e participações especiais de Mariana Nunes, Kadu Vianna, Jennifer Souza, Pedro Morais e Flávio Henrique. Os maiores sucessos do compositor mineiro são "Vagalumes", "Gamado pelo Samba", "Belê", "Coquinho" e "Escândalos de Luz".
Discografia: “Tudo Certo?” (1994), “Sambando Assim Meu Rock'n'Roll” (1998), “Zum Zum” (2001), “Esquinas de Minas” (2002), “Esquinas de Minas – Dois Lados da Mesma Viagem” (2003), “Belê” (2006), “Meu Plano” (2009), “Voz e Viô” (2010) e “Zague Zeia” (2011).

Serviço “Aqui Jazz e Affonsinho na Praça da Liberdade”
Data: 26 de Agosto, domingo
Horário: 11 horas
Local: Praça da Liberdade (Savassi)
Entrada franca
Classificação Livre

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274-8907
Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br
Raquel Moreno (31)9775-8907/raquel@christinalima.com.br