sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Música nas Escolas faz apresentação em evento sobre bullyng



O Projeto Música nas Escolas prepara para o dia 1º de setembro, sábado, às 14 horas, uma apresentação especial dentro da programação do I Fórum de Educação, que irá discutir o fenômeno Bullying e como inibi-lo. O evento, realizado pelo Instituto Hartmann Regueira (IHR) é voltado para educadores, diretores, professores,  funcionários de escolas, representantes do Poder Público, estudantes e pessoas ligadas ao movimento social pela educação.

O Grupo de Câmara do Música nas Escolas irá participar com 16 crianças e adolescentes, regidas pelo maestro Rogério Vieira. Serão apresentadas músicas eruditas e populares, tais como: Marcha Turca e Ode à Alegria (Beethoven), Valsa em Dó (Mozart), Danúbio Azul (Strauss), Rondo (Purcell), Asa Branca (Luiz Gonzaga), e mais. A Orquestra de Câmara é composta por instrumentos de cordas, sopros e percussão, como violinos, violoncelos, trompetes, oboés, flautas, percussão.

Segundo o idealizador do projeto Música nas Escolas, José Roberto Alvarenga, a participação no Fórum pretende contribuir para a reflexão sobre o tema através da música erudita, propiciando equilíbrio, paz e tranquilidade.

Projeto Música nas Escolas

Idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural, que tem à frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages, o Música nas Escolas incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de oito a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao ingressarem no projeto, eles participam de aulas diárias e gratuitas de instrumento musical à sua escolha. As aulas são ministradas por 15 professores contratados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que os aproximam do universo da música erudita e popular.

O projeto coordena três núcleos de música: a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, cujas aulas ocorrem nas salas de auditório da Fundação Sidertube, no Barreiro; a Orquestra Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, no Bairro das Indústrias, com aulas na sede da escola; e o Grupo de Câmara, formado por integrantes das duas orquestras que, além do repertório clássico e erudito, se apresenta também com um repertório de músicas folclóricas e infantis que é sempre bem recebido pela plateia.

Além de aprender a tocar diversos instrumentos, os alunos se apresentam em eventos culturais, escolas, creches, hospitais, metrôs e praças da capital e do interior de Minas Gerais. Depois de anos estudando e respirando música, esses jovens estão capacitados profissionalmente e prontos para entrar no mercado de trabalho. Muitos passam a tocar em casamentos e festas, e, ainda de acordo com José Roberto Alvarenga outros acabam por integrar o Grupo de Câmara.

Serviço:
Apresentação do Grupo de Câmara do Projeto Música nas Escolas
Data: 01/09/2012
Local: Dayrell Hotel (Rua Espírito Santo, 901 – Centro – Belo Horizonte)
Horário: 14 horas


Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
(31) 3274-8907
Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br
Fernanda Pereira (31) 9775-8907 / fernanda@christinalima.com.br