sexta-feira, 12 de abril de 2013

FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação, apresentado pela Vivo, leva a improvisação para 3 regiões do Brasil



Festival acontece em BH e cinco cidades brasileiras em 2013

O FIMPRO- Festival Internacional de Improvisação acontece de 08 a 10 de maio (sexta, sábado e domingo) no Teatro Dom Silvério (Av. Nossa Senhora do Carmos, 230 – Savassi) e apresenta uma programação composta por espetáculos nacionais e internacionais, debate, lançamento de livro e oficina. O Festival passará ainda por São Paulo, Vitória, Salvador, Aracaju e Belém. Toda a programação é gratuita.

O FIMPRO é patrocinado pela Vivo, por meio do Vivo EnCena e conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à cultura.

FIMPRO
O FIMPRO foi idealizado e realizado pela primeira vez por Mariana Lima Muniz conjuntamente com a Uma Companhia em 2007, na cidade de Belo Horizonte. Em 2008, em sua segunda edição, também na capital mineira, o festival foi ampliando consideravelmente o número de grupos convidados e de público. 

Em 2011 a terceira edição aconteceu em duas cidades, São Paulo e Belo Horizonte, com a apresentação e patrocínio da Vivo. O que começou a ser construído em 2011, com o FIMPRO acontecendo em duas cidades, se consolida neste ano de 2013 com uma programação que percorrerá seis capitais do sudeste, nordeste e norte. O objetivo é divulgar a improvisação para o grande público em cada cidade e possibilitar um intercâmbio entre os grupos de Impro locais e os artistas convidados para o Festival com oficinas, encontros artísticos e Debate Vivo EnCena.

A improvisação é um gênero teatral em franco crescimento no país, sendo vinculado, principalmente, aos exemplos televisivos. No entanto, sua prática artística é bem mais ampla e tem como foco o compartilhamento da criação com o público presente no aqui e no agora. Segundo Mariana Lima Muniz, realizadora do festival junto à Cia. Bárbara, “Improvisar diante do público é estabelecer uma cumplicidade muito especial, valorizar o momento presente e a presença do espectador e do ator naquele espaço e naquele tempo. É compartilhar a responsabilidade sobre o que vai ser criado e radicalizar a efemeridade do teatro. O público não sabe o que vai ver e os atores não sabem o que vão fazer, essa é a delícia de fazer/ver um espetáculo de improvisação.”

Segundo Expedito Araujo, curador artístico do Vivo EnCena, “Com as premissas de abrangência, continuidade, acessibilidade e intercâmbio entre linguagens, Belo Horizonte é uma cidade vital para o festival. Pela natureza de sua cultura, pela excelência no fazer teatral contemporâneo e sobretudo, por ser uma cidade ávida por absorver e trocar o que há de melhor no circuito teatral e, consequentemente, no desenvolvimento do ser humano, a partir de um repertório que se abre a cada espetáculo. Propiciar através do FIMPRO apresentações da Uma Companhia, do Jogando no Quintal, do grupo colombiano Accíon Impro e da cia. espanhola Impromadrid em Belo Horizonte é de relevância ímpar,” conclui Araujo.


PROGRAMAÇÃO

·         Impromadrid Teatro (Espanha) - Espetáculo: “Corten 2.0”
- Local: Teatro Dom Silvério - Dia: quarta, 08 de maio -  Horário: 20horas
Após a bem sucedida montagem “Las patrañas efímeras del Manifiesto CORTEN”, a companhia apresenta seu novo espetáculo “Corten 2.0” que mistura dramaturgia, novas tecnologias e música nas redes da improvisação.
Muitas vezes quando alguém pergunta de que se trata a improvisação, a resposta é: aprender a improvisar é aprender a escrever. Nesta nova montagem do Impromadrid, o publico vai assistir os atores construindo um novo texto a cada noite, assim como poderão ver como o texto se escreve antes de ser falado, ao vivo. Isso tudo acontece com a participação do público, que terá o papel de navegante, com o poder de alterar os rumos da história.
Impromadrid Teatro é uma companhia que há mais de uma década se dedica a investigação das técnicas de improvisação teatral. Conta hoje com sete produções originais além de produzir o FESTIM, único festival internacional de improvisação da Espanha. O grupo produziu o espetáculo “Corten 2.0” especialmente para o FIMPRO 2013.
Criação, direção e execução: Ignacio López, Ignacio Soriano e Jorge Rueda/ Música ao vivo: Nacho Mastretta/ Cenografia e tecnologias: SUSO33

·         Cia. Do Quintal (Brasil) e Acción Impro (Colômbia) - Espetáculo:  “Passageiros”
- Local: Teatro Dom Silvério - Dia: quinta, 9 de maio - Horário: 21horas.
 “Passageiros” conta a história de um homem que viaja dentro de um aeroporto em busca de suas recordações. Por ter perdido sua memória, este homem não sabe quem é e necessita entender o que aconteceu. Para reconstruir sua história, o público lhe confere nome e profissão, informações que acabam sendo o ponto de partida para que este homem possa improvisar suas próprias lembranças, dando inicio a um grande quebra- cabeça de suposições e encontros.
A Cia. do Quintal (Brasil) e o grupo  Acción Impro (Colômbia), são dois grupos especializados na pesquisa e divulgação das técnicas de improvisação há mais de 10 anos. Em 2007, as duas companhias se uniram para uma nova etapa em sua carreira ao montar o espetáculo “El PASAJERO- uma viagem improvisada”.                                                                                          
Direção, criação e atuação: Gustavo Miranda (Colômbia) e Cesar Gouvêa (Brasil)/ Assistente de direção: Ernani Sanchez (Brasil) e Catalina Hincapie (Colômbia)/ Cenografia: Mauricio Celis (Colômbia)/Figurinista: Daniel Infantini (Brasil)/ Iluminação: Aline Barros (Brasil)/ Trilha sonora: Sebastian Suriano e e Samir El-Shaer (Brasil)/Coordenação de Produção: Ludmilla Picosque (Brasil).

·         Uma Companhia (Brasil) - Espetáculo: “Dos Gardenias Social Club”
- Local: Teatro Dom Silvério -  Dia: sexta, 10 de maio - Horário: 21horas e 22h30.
Dos Gardenias Social Club é um espetáculo teatral que explora o universo da dança a dois. O teatro se transforma em uma casa de baile: ao som do bolero, os atores performam histórias inéditas, construídas a partir de estímulos do público. A vitalidade da improvisação teatral apropria-se do universo da dança a dois para oferecer ao público a experiência do encontro com o inesperado.

Elenco (revezamento): Bella Marcatti, Carloman Bonfim, Débora Vieira, Fabiano Lana, Guilherme Théo, Mariana Vasconcelos, Mateus Bianchim, Rafael Protzner, Renata Corrêa/Direção: Débora Vieira/ Coreografia: Lúcio Paiva Jr./Iluminação: Milena Pitombo e Sidnei Honório/Cenografia: Vivian Bernardes/Figurino: Fernanda Bravin e Carloman Bonfim. “Espetáculo contemplado com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2011”.

Atenção: Todos os espetáculos do FIMPRO são gratuitos com retirada de senhas na porta do teatro (sujeito a lotação do espaço).

·         Debates Vivo EnCena – “O Improviso na Contemporaneidade”
- Local: Belas Artes/UFMG Dia: quarta, 08 de maio - Horário: 14h
Espaço de trocas, debates e provocações sobre a improvisação entre os grupos convidados, representantes de grupos locais e público em geral. Mediação de Expedito Araujo, curador artístico do Vivo EnCena. Não é necessária inscrição para participação. Entrada gratuita.
·       Lançamento do livro Improvisação como espetáculo: Processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador” de Mariana Lima Muniz.  Editora UFMG. O livro traça o contexto histórico do ressurgimento da improvisação como espetáculo no séc. XX e XXI, seus principais conceitos e procedimentos metodológicos no treinamento do ator-improvisador e no processo de criação de espetáculos de improvisação. O livro estará disponível para venda durante as apresentações dos espetáculos.

·         Oficina com Impromadrid Teatro (gratuita)
- Local: Escola de Belas Artes – UFMG – Dias 6 e 7 maio

A oficina tem um caráter essencialmente prático. A transmissão dos conceitos e das técnicas de improvisação se realizará através de exercícios e jogos teatrais que implicam a participação do aluno. Assim cada participante compreenderá e experimentará as técnicas de forma ativa.
Os atores-formadores do Impromadrid, com ampla experiência no universo da pedagogia teatral, se encarregarão de fomentar o ambiente lúdico e a energia individual e coletiva necessária para levar a cabo esse trabalho.
Local: Escola de Belas Artes UFMG
Dias: 06 e 07 de maio
Horário: 18h30 às 22horas.
Quem pode participar: atores, diretores e professores.
Nº de vagas: 20 pessoas.
Seleção: envio de ficha de inscrição disponível no site www.fimpro.com.br
As inscrições estão abertas até o dia 30/04/2013

SOBRE O PROJETO CULTURAL VIVO ENCENA
 O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações com diversidade, empreendedorismo e criatividade, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há três anos e está presente em 19 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.


SERVIÇO

FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação
Assessoria de Imprensa: Christina Lima e Heberton Lopes (31) 3274 8907 | 3077 0606
Entrevistas: Mariana Muniz -  (31) 8888-2243
Informações para o público: www.fimpro.com.br  e-mail: fimpro.brasil@gmail.com

Locais:
-Teatro Dom Silvério - Av. Nossa Senhora. do Carmo, 230 - São Pedro
Tel: (31) 3228-7500
- Escola de Belas Artes UFMG – Campus Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6.627.