terça-feira, 30 de abril de 2013

O TEMPO EM IMAGENS


O espetáculo “Bença”, do Bando de Teatro Olodum, ganha luxuoso livro de fotos assinadas por João Milet Meirelles. O lançamento acontece domingo, às 20h, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna

O fotógrafo João Milet Meirelles lança o livro “Bença”, com imagens da peça homônima, encenada pelo Bando de Teatro Olodum, com direção de Márcio Meirelles. A luxuosa edição reúne fotos de apresentações e ensaio do espetáculo/instalação, que cruza teatro, dança, vídeo e música para falar do tempo e da memória cultural do povo negro e sua ancestralidade. O lançamento do livro acontece domingo, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, após a apresentação de “Dô”, também do Bando de Teatro Olodum, encerrando a programação do VIVADANÇA Festival Internacional.
Para chegar ao conjunto de imagens de “Bença”, João fotografou cinco sessões e um ensaio. “As fotos de têm uma potência especial. Acho que nelas está contido o discurso da peça: uma reverencia ao tempo, aos mais velhos e ao respeito. Identifico-me muito com esse tema e discurso, então fazer um livro é dizer tudo isso em outro suporte, se apropriar e amplificar esse discurso”, comenta o João, que tem um amplo currículo como fotógrafo de artes cênicas.
 O livro traz, em anexo, o texto completo da peça – que foi apresentada com sucesso no âmbito do FIT - Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, ano passado. Com linguagem não linear, “Bença” reúne fragmentos de diálogos, que ganham performance nas músicas executadas ao vivo e nas coreografias, assinadas por Zebrinha e que lhe garantiram o Prêmio Braskem de Teatro 2010 de Profissional do Ano.
Imersão e intuição - Todo o espetáculo é filmado simultaneamente pelos atores, aliando cenas atuais a momentos marcantes da história da presença negra nas artes cênicas. Em três telas, são projetadas imagens dos atores e músicos e de Cacau do Pandeiro, Mãe Hilza, Bule-Bule, D. Denir, Ebomi Cici e Makota Valdina, que dão depoimentos sobre os temas da peça. O espetáculo propõe uma atmosfera de imersão. “Meu processo em fotografá-lo foi bem intuitivo. O conceito, discurso e desejo foram aparecendo depois que fotografei a primeira vez e vi as fotos”, conta João.
A montagem “Bença” celebrou os 20 anos do Bando de Teatro Olodum, criado em 1990, com a proposta de construir narrativas cênicas contemporâneas, que dialogassem com as tradições estéticas do povo afro-brasileiro. Entre seus espetáculos, estão “Essa É a Nossa Praia”, “Ó Paí, Ó”, “Cabaré da Rrrrrraça”, “Relato de uma Guerra que (Não) Acabou” e “Sonho de uma Noite de Verão”, todos dirigidos por Márcio Meirelles, que também responde pela direção do grupo, ao lado de Chica Carelli. A mais recente montagem do Bando é “Dô”, com encenação de Tadashi Endo, japonês radicado na Alemanha e internacionalmente conhecido pelo trabalho com butô.  
João Milet Meirelles – Formado em Composição (pela UFBA); Áudio e Acústica (IAV); Livre Improvisação (ECA/USP). Fotógrafo autodidata. Trabalhou como fotógrafo e músico em diversas peças teatrais e de dança com grupos importantes da cena cultural de Salvador como o Bando de Teatro Olodum, A Outra Cia de Teatro, Cia Viladança, Dimenti, Cia Novos Novos, dentre outros além de grupos internacionais como o coreógrafo Tadashi Endo (Japão), Euro-Japan Theatre Organization (Japão) e Science Friction (Canadá).
Participou das exposições: “Dança das Muitas” no Teatro Vila Velha, ao lado da fotografa Ingrid Klinkby e da ilustradora Vânia Medeiros; “Entre Centros” na galeria do ICEIA, ao lado de Marcondes Dourado, Caetano Dias, Gaio, dentre outros; “Oferecer à Sombra Um Calor” no cinema Sala de Arte XIV; “(A)s” e “Univoracidades”, com o antigo grupo 4 Sobre Tema; Sua mais recente exposição individual foi “Bença”.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Bença”
Local: Teatro Oi Futuro Klauss Vianna
Data: Domingo, às 20h (após o espetáculo “Dô”)
Valor da edição: R$ 50,00

Assessoria de imprensa
Joceval Santana
– (71) 9267 0116
Heberton Lopesheberton@christinalima.com.br (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219
Christina Limachristina@christinalima.com.br (31) 3274 8907 | (31) 9981 4897