1 a 5 de maio no Teatro Klauss Viana Oi Futuro
Em
sua 7ª edição, o VIVADANÇA Festival Internacional chega pela segunda vez a BH. Entre os dias 1 e
5 de maio (quarta a domingo), oito grupos internacionais (França, Japão, Alemanha,
México, República do Chade e Israel) e um nacional (Bahia) se apresentarão no
Teatro Klauss Viana Oi Futuro (Av. Afonso Pena, 4001). Os ingressos estão à
venda a preços populares na bilheteria do teatro: R$10,00 (inteira) e R$5,00
(meia).
Este ano o Festival acontece em Salvador, Camaçari e Belo Horizonte. Entre
as três cidades, o VIVADANÇA ocupa oito teatros, além do Passeio
Público, em Salvador. “Realizamos um
festival amplo, que dialoga com a cidade e cada vez mais estende seus
horizontes, celebrando a dança e promovendo diálogos”, define Cristina
Castro, criadora, diretora artística e curadora do evento. Em Belo Horizonte o festival acontecerá no
Teatro Klauss Viana Oi Futuro e uma oficina será ministrada na Escola de Dança
Primeiro Ato.
A programação internacional traz obras de oito países. Dentre eles, alguns
cuja produção em artes cênicas não costuma circular pelo Brasil, a exemplo da
República do Chade e Israel. Três intérpretes-criadores - Rodrigue Ousmane
(Chade) e Noa Algazi e Eran Gisin (Israel) - integram o programa de vencedores
do Internationales Solo-Tanz-Theatre Festival (Alemanha), com obras também de
Portugal, Canadá e Estados Unidos. Na programação de espetáculos, o VIVADANÇA traz ainda montagens da França, México
e Japão, além de uma produção que combina a energia afro-baiana com o butô
oriental, resultado de uma parceria entre o Bando de Teatro Olodum e o mestre
Tadashi Endo.
A
programação do festival se
completa com atividades voltadas para a formação e de caráter reflexivo, com
oficinas ministradas por artistas e pesquisadores, com conteúdos variados,
que vão de danças tradicionais a técnicas contemporâneas, de dramartugia da
dança à abordagem crítica de espetáculos. No dia 29 de abril, o grupo francês
Hapax Companhy ministrará oficina para bailarinos mineiros interessados, na
Escola de Dança Primeiro Ato.
Em Salvador, o festival acontece durante todo o mês de abril,
reunindo artistas, companhias,
pesquisadores e outros profissionais da área, do Brasil e do mundo, para apresentar
e discutir as produções contemporâneas de dança. O festival, o
maior do gênero no Norte/Nordeste, foi o único projeto da região contemplado em
O Boticário na Dança, uma plataforma de incentivo ao
desenvolvimento de projetos no segmento em todo o Brasil, destacando a
relevância conquistada nacionalmente pelo evento. O festival tem ainda apoio
institucional do Fundo Iberescena/Funarte.
Ao todo, o festival que tem o patrocínio master do Boticário e do Governo
do Estado da Bahia através do Fazcultura, além do patrocínio do BNDES e do
Governo Federal através da Lei Rouanet, contará com 22 espetáculos em cerca de
60 apresentações e realizará 30 oficinas gratuitas, duas mesas-redondas, mostra
de 40 vídeos sobre dança, duas exposições de artes visuais e lançamento
de livro além de viabilizar a produção de um espetáculo baiano de dança inédito
através do Prêmio VIVADANÇA. O projeto, uma releitura
contemporânea do clássico balé Giselle,
pelo solista Ebert Vinícius, foi selecionado dentre 18 escritos.
VIVADANÇA BH
– 1 a 5 demaio
Teatro OI
Futuro – Klauss Vianna
Programação
Espetáculo: Sawa Sawa - DIA 1º de maio (quarta-feira) às 20 horas
Grupo: HAPAX Company (França)
Sinopse: Em japonês, sawa sawa significa o farfalhar da grama e das folhas, uma imagem poética do vento e uma metáfora para a beleza e a graça. Estes conceitos são abordados na performance, que combina dança, cenografia, luz e imagens em vídeo para falar do diálogo entre o homem e a natureza.
Sinopse: Em japonês, sawa sawa significa o farfalhar da grama e das folhas, uma imagem poética do vento e uma metáfora para a beleza e a graça. Estes conceitos são abordados na performance, que combina dança, cenografia, luz e imagens em vídeo para falar do diálogo entre o homem e a natureza.
Espetáculo: Tasogare - Data: 2 de maio (quinta-feira) às 20h
Grupo: Tadashi Endo (Japão)
Sinopse: O título significa crepúsculo. Tasogare é o exato momento em que a luz do dia ainda não foi embora e, ao mesmo tempo, a escuridão ainda não chegou completamente, um “entre-lugar”. No espetáculo de butô, o artista busca imprimir e resgatar sensações de alegria e tristeza, entusiasmo e nostalgia.
Grupo: Tadashi Endo (Japão)
Sinopse: O título significa crepúsculo. Tasogare é o exato momento em que a luz do dia ainda não foi embora e, ao mesmo tempo, a escuridão ainda não chegou completamente, um “entre-lugar”. No espetáculo de butô, o artista busca imprimir e resgatar sensações de alegria e tristeza, entusiasmo e nostalgia.
Espetáculo: Solos Sttutgart -Data: 3 de maio (sexta-feira) às 20h
Sinopse: Programa com seis vencedores e finalistas do Internationales Solo-Tanz-Theatre Festival, encontro anual na cidade alemã de Stuttgart e que reúne jovens coreógrafos e dançarinos de diversas partes do mundo. Serão apresentados: Leda (Rodrigue Ousmane/Chade); ME-ror (Michael Miler/Israel); Stepping over Stones (Hugo Marmelada/Portugal); Grief Point (Sidra Bell/EUA); Emotions, Job, Emotions, Once a Day (Eran Gisin/Israel) e Whiskers (Eleesha Drennan/Canadá).
Sinopse: Programa com seis vencedores e finalistas do Internationales Solo-Tanz-Theatre Festival, encontro anual na cidade alemã de Stuttgart e que reúne jovens coreógrafos e dançarinos de diversas partes do mundo. Serão apresentados: Leda (Rodrigue Ousmane/Chade); ME-ror (Michael Miler/Israel); Stepping over Stones (Hugo Marmelada/Portugal); Grief Point (Sidra Bell/EUA); Emotions, Job, Emotions, Once a Day (Eran Gisin/Israel) e Whiskers (Eleesha Drennan/Canadá).
Espetáculo: ESCrito Absurdo- Data: 4 de maio (sábado) às 20h
Artistas: Omar Carrum (México) e Vladimir Rodríguez (Colômbia)
Artistas: Omar Carrum (México) e Vladimir Rodríguez (Colômbia)
Sinopse: Resultado de
uma pesquisa sobre interpretação, estados do corpo, roteiro coreográfico e
improvisação, envolvendo Omar Carrum (Delfos Company) e Vladimir
Rodríguez (Compañía Cortocinesis Danza Contemporânea). Os
intérpretes seguem um roteiro utilizando-se de experiências anteriores, para,
em seguida, destruí-las.
Espetáculo: Dô- Data: 5 de maio (domingo) às 19h
Grupo: Bando de Teatro Olodum (BA)
Sinopse: Dô, palavra japonesa que significa “movimento”. O espetáculo trata da transformação da história individual, da identidade, em energia. Criação conjunta com o mestre do butô Tadashi Endo apresenta um possível diálogo entre a contenção da arte japonesa e a explosão do vigor afro-baiano.
Grupo: Bando de Teatro Olodum (BA)
Sinopse: Dô, palavra japonesa que significa “movimento”. O espetáculo trata da transformação da história individual, da identidade, em energia. Criação conjunta com o mestre do butô Tadashi Endo apresenta um possível diálogo entre a contenção da arte japonesa e a explosão do vigor afro-baiano.
Informações: www.festivalvivadanca.com.br
Christina
Lima e Heberton Lopes (Assessoria BH) – (31) 3274 8907 | (31) 3077 0606
Joceval
Santana (Assessoria Nacional) – (71) 9267 0116
Gabriela da Fonseca
(Assessoria Nacional) –(71) 9103 2726