terça-feira, 16 de abril de 2013

VIVADANÇA em BH



 1 a 5 de maio no Teatro Klauss Viana Oi Futuro
                                                                                   
Em sua 7ª edição, o VIVADANÇA Festival Internacional chega pela segunda vez a BH. Entre os dias 1 e 5 de maio (quarta a domingo), oito grupos internacionais (França, Japão, Alemanha, México, República do Chade e Israel) e um nacional (Bahia) se apresentarão   no Teatro Klauss Viana Oi Futuro (Av. Afonso Pena, 4001). Os ingressos estão à venda a preços populares na bilheteria do teatro: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).
Este ano o Festival acontece em Salvador, Camaçari e Belo Horizonte. Entre as três cidades, o VIVADANÇA ocupa oito teatros, além do Passeio Público, em Salvador. “Realizamos um festival amplo, que dialoga com a cidade e cada vez mais estende seus horizontes, celebrando a dança e promovendo diálogos”, define Cristina Castro, criadora, diretora artística e curadora do evento.  Em Belo Horizonte o festival acontecerá no Teatro Klauss Viana Oi Futuro e uma oficina será ministrada na Escola de Dança Primeiro Ato.
A programação internacional traz obras de oito países. Dentre eles, alguns cuja produção em artes cênicas não costuma circular pelo Brasil, a exemplo da República do Chade e Israel. Três intérpretes-criadores - Rodrigue Ousmane (Chade) e Noa Algazi e Eran Gisin (Israel) - integram o programa de vencedores do Internationales Solo-Tanz-Theatre Festival (Alemanha), com obras também de Portugal, Canadá e Estados Unidos. Na programação de espetáculos, o VIVADANÇA traz ainda montagens da França, México e Japão, além de uma produção que combina a energia afro-baiana com o butô oriental, resultado de uma parceria entre o Bando de Teatro Olodum e o mestre Tadashi Endo. 
A programação do festival se completa com atividades voltadas para a formação e de caráter reflexivo, com oficinas ministradas por artistas e pesquisadores, com conteúdos variados, que vão de danças tradicionais a técnicas contemporâneas, de dramartugia da dança à abordagem crítica de espetáculos. No dia 29 de abril, o grupo francês Hapax Companhy ministrará oficina para bailarinos mineiros interessados, na Escola de Dança Primeiro Ato.
 Em Salvador, o festival acontece durante todo o mês de abril, reunindo  artistas, companhias, pesquisadores e outros profissionais da área, do Brasil e do mundo, para apresentar e discutir as produções contemporâneas de dança. O festival, o maior do gênero no Norte/Nordeste, foi o único projeto da região contemplado em O Boticário na Dança, uma plataforma de incentivo ao desenvolvimento de projetos no segmento em todo o Brasil, destacando a relevância conquistada nacionalmente pelo evento. O festival tem ainda apoio institucional do Fundo Iberescena/Funarte.
Ao todo, o festival que tem o patrocínio master do Boticário e do Governo do Estado da Bahia através do Fazcultura, além do patrocínio do BNDES e do Governo Federal através da Lei Rouanet, contará com 22 espetáculos em cerca de 60 apresentações e realizará 30 oficinas gratuitas, duas mesas-redondas, mostra de 40 vídeos sobre dança, duas exposições de artes visuais e lançamento de livro além de viabilizar a produção de um espetáculo baiano de dança inédito através do Prêmio VIVADANÇA. O projeto, uma releitura contemporânea do clássico balé Giselle, pelo solista Ebert Vinícius, foi selecionado dentre 18 escritos.

VIVADANÇA BH – 1 a 5 demaio
Teatro OI Futuro – Klauss Vianna
Programação

Espetáculo: Sawa Sawa - DIA 1º de maio (quarta-feira) às 20 horas
Grupo: HAPAX Company (França)
Sinopse: Em japonês, sawa sawa significa o farfalhar da grama e das folhas, uma imagem poética do vento e uma metáfora para a beleza e a graça. Estes conceitos são abordados na performance, que combina dança, cenografia, luz e imagens em vídeo para falar do diálogo entre o homem e a natureza.


Espetáculo: Tasogare - Data: 2 de maio (quinta-feira) às 20h
Grupo
: Tadashi Endo (Japão)
Sinopse: O título significa crepúsculo. Tasogare é o exato momento em que a luz do dia ainda não foi embora e, ao mesmo tempo, a escuridão ainda não chegou completamente, um “entre-lugar”. No espetáculo de butô, o artista busca imprimir e resgatar sensações de alegria e tristeza, entusiasmo e nostalgia.

Espetáculo: Solos Sttutgart -Data: 3 de maio (sexta-feira) às 20h
Sinopse: Programa com seis vencedores e finalistas do Internationales Solo-Tanz-Theatre Festival, encontro anual na cidade alemã de Stuttgart e que reúne jovens coreógrafos e dançarinos de diversas partes do mundo. Serão apresentados: Leda (Rodrigue Ousmane/Chade); ME-ror (Michael Miler/Israel); Stepping over Stones (Hugo Marmelada/Portugal); Grief Point (Sidra Bell/EUA); Emotions, Job, Emotions, Once a Day (Eran Gisin/Israel) e Whiskers (Eleesha Drennan/Canadá).

Espetáculo: ESCrito Absurdo- Data: 4 de maio (sábado) às 20h
Artistas
:
Omar Carrum (México) e Vladimir Rodríguez (Colômbia)
Sinopse: Resultado de uma pesquisa sobre interpretação, estados do corpo, roteiro coreográfico e improvisação, envolvendo Omar Carrum (Delfos Company) e Vladimir Rodríguez (Compañía Cortocinesis Danza Contemporânea). Os intérpretes seguem um roteiro utilizando-se de experiências anteriores, para, em seguida, destruí-las.

Espetáculo: Dô- Data: 5 de maio (domingo) às 19h
Grupo
: Bando de Teatro Olodum (BA)
Sinopse: Dô, palavra japonesa que significa “movimento”. O espetáculo trata da transformação da história individual, da identidade, em energia. Criação conjunta com o mestre do butô Tadashi Endo apresenta um possível diálogo entre a contenção da arte japonesa e a explosão do vigor afro-baiano.

Informações: www.festivalvivadanca.com.br

Christina Lima e Heberton Lopes (Assessoria BH) – (31) 3274 8907 | (31) 3077 0606
Joceval Santana (Assessoria Nacional) – (71) 9267 0116
Gabriela da Fonseca (Assessoria Nacional) –(71) 9103 2726